Pesquisar este blog

Os padrões de sono dos bebês





Recém-nascido
Os recém-nascidos não sabem a diferença entre o dia e a noite. Eles precisam dormir e comer o tempo todo, por isso, não importa se é dia ou noite. Em geral, o recém-nascido dorme cerca de 16 a 18 horas no dia, por períodos de duas a quatro horas seguidas e acorda com fome.
Tenha atitudes diferentes nesses períodos, assim seu bebê vai aprender a diferença entre o dia e a noite. Durante o dia, fale mais com ele enquanto o alimenta. À noite, fale menos. Ele acabará entendendo e começará a dormir mais à noite.
Dica: Quando seu bebê estava no útero, andar o embalava para dormir. Não é de surpreender que o recém-nascido ainda adore ser balançado e embalado. Envolver bem o bebê com cobertas o fará se sentir "em casa". Muitos bebês também gostam de música.


Três semanas
Embora seu bebê ainda acorde para mamar durante a noite, ele provavelmente está dormindo por períodos mais longos, talvez umas três ou quatro horas. Ele também vai começar a ficar mais tempo acordado. Adicionalmente, lembre-se que se você estiver amamentando, seus hormônios já reorganizaram os seus padrões de sono para combinar com os do bebê, ajudando a evitar os transtornos.
Dica: Se seu bebê tende a dormir o dia todo e a cochilar enquanto mama, tente acordá-lo para comer. Ele precisa aprender que é à noite que deve dormir. Ajude-o a se organizar um pouco mais agora, levando-o para junto da família por volta das 16h00. Mesmo que ele cochile, coloque-o em uma cadeirinha fixa ou bebê-conforto. Dê-lhe um banho por volta das 19h00/20h00. Isso irá deixá-lo acordado e relaxado para o longo período de sono que se aproxima.


Dois meses
Seu bebê está começando a se acalmar sozinho para dormir, mas talvez ainda acorde à noite para comer. Embora seu padrão já esteja se regulando, você ainda terá que seguir o ritmo dele. É muito cedo para fixar um horário para ele, pois poderia ser prejudicial.
Bebês nessa idade dormem cada dia menos, cerca de 15 a 16 horas em média. Seu bebê dormirá a maior parte dessas horas à noite e permanecerá acordado mais tempo, mas ele está chegando à fase de tirar três sonecas durante o dia. Como sempre, isso varia de um bebê para outro.
Ao contrário do que sua mãe ou sogra deve ter lhe dito, os bebês de dois meses geralmente não dormem a noite toda. Há muitas diferenças de um bebê para outro nessa idade, mas em geral um bebê de dois meses ainda precisa comer durante a noite.
 
Quatro meses
O bebê de quatro meses dorme cerca de 9 a 11 horas por noite e tira mais ou menos duas sonecas de duas a três horas durante o dia. Esta é uma fase de transição gradativa para duas sonecas diurnas. Nos dias em que seu bebê tira apenas duas sonecas, ele provavelmente dormirá mais à noite.
Agora seu bebê faz muito mais coisas para acalmar-se até dormir. É hora de fixar uma rotina para a hora de dormir, tanto à noite quanto nas sonecas. A rotina é algo muito importante para um bebê de quatro meses, por isso os horários de soneca e de dormir, e a forma como acontecem, devem ser mais ou menos os mesmos todos os dias. Você não precisa ser rígida, apenas firme.
Dica: O bebê agora se vira um pouco e provavelmente se mexe. Verifique se o cobertor está bem colocado, pois ele poderá se descobrir e acordar com frio. Veja na etiqueta de que material é feito.


Seis meses
Os padrões de sono das pessoas variam e o mesmo acontece com os bebês de seis meses. Circunstâncias especiais como doença ou dormir numa cama diferente, podem afetar o padrão de sono do bebê. Caso contrário, ele está se acomodando.
O bebê de seis meses dorme cerca de 11 horas por noite e tira duas sonecas de cerca de uma a duas horas, geralmente pela manhã e à tarde. Quase todos os bebês saudáveis de seis meses conseguem dormir a noite toda, sem acordarem à meia-noite para comer ou às 6h00 para conversar, a menos que você queira passar algum tempo com ele ou esteja tentando manter o leite.
Mas, o bebê está começando a ter suas próprias opiniões. Esta é a sua última oportunidade de decidir onde ele deverá dormir, sem que ele dê sua opinião a respeito. Desenvolver rotinas firmes para a hora de dormir irá ajudá-lo.

Nove meses
As preocupações com o sono são comuns por volta dos oito ou nove meses. Pode haver uma fase em que o bebê acorde sozinho no meio da noite e acorde a todos na casa, mesmo depois de passado um período dormindo a noite toda. Os pais podem achar que tudo está voltando para trás.
Aos nove meses, os bebês dormem cerca de 11/12 horas por noite. Exatamente como acontecia antes, o bebê acorda várias vezes durante a noite. A diferença agora é que ele se lembra de você quando acorda e sente saudade. Se ele estiver acostumado a ser embalado ou acariciado para dormir, irá querer o mesmo tratamento no meio da noite. Você é quem vai decidir se está preparada para participar disso ou se quer que ele aprenda a pegar no sono novamente sozinho.
O bebê normalmente tira duas sonecas nessa idade. As sonecas da manhã e da tarde são em geral de uma a duas horas. Você é quem sabe melhor quanto tempo seu bebê precisa. Mas independentemente da média de seu bebê, ele dormirá menos à noite se tirar outras sonecas durante o dia.
Dica: As crianças tendem a dormir mais quando estão doentes. Mas é difícil que durmam uma hora a mais do que o habitual. Se seu bebê estiver dormindo mais do que uma hora além do tempo normal quando estiver doente, fale com seu médico imediatamente.


Um ano
As brigas na hora de dormir começam com um ano. O bebê está tão entusiasmado com suas novas habilidades, que sossegar para dormir torna-se cada vez mais difícil. Ele pode provocá-la a pegá-lo do berço, ele é tão gostosinho que você não resiste. Porém, não abra mão da rotina na hora de dormir, pois ela é útil daqui para frente.
A criança de um ano dorme de 10 a 11 horas por noite e tira duas sonecas de uma a duas horas durante o dia. Como sempre, o bebê é quem sabe quanto sono precisa.
Dica: Você vai notar que seu bebê está dormindo cada vez menos à tarde, e que ele parece ficar feliz brincando um pouco no berço antes de chamá-la. Coloque alguns brinquedos pequenos no berço para estimular essa atitude. Mas não coloque brinquedos grandes, pois ele pode aprender a empilhá-los e sair do berço.

0 comentários:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


Nota

A maioria ds textos e imagens são retirados da intenet
Em cada post é citado o endereço de onde foi retirado
As imagens são do google

caso alguem seja dono do texto ou imagem e se sinta ofendido, entre em contato comigo que eu colocarei dos devidos créditos a imagem ou ao texto ou retirarei do blog

adrisantos_santos@hotmail.com

obrigada