Pesquisar este blog

O bebê PIG


A Ana Clara me deu um baita susto quando resolvi dar uma olhadinha nela no sétimo mês de gestação... ela não havia cescido nem engordado nada num período de 30 dias....
O médico da ecografia usou o termo "Retardo de crescimento" acompanhado de baixa quantidade de liquido aminiótico. Isso me deixou muito assustada.... depois meu GO usou o termo PIG e eu não entendi nada e nem tava com cabeça pra perguntar porque na mesma hora ele marcou a cesarea para o mesmo dia e pediu uma vaga na UTI Neo....

Bom então vou esclarecer algumas dúvidas

O BEBÊ PIG

Foram definidos 2 tipos de retardo do crescimento intra-uterino ou de bebês pequenos para idade gestacional (PIG):

. O tipo PIG proporcional ou simétrico, com desnutrição crônica, em que são afetados tanto o peso quanto o comprimento, desde o primeiro trimestre da gravidez. Essas crianças nascem pequenas mas com proporções idênticas aos parâmetros da normalidade, como miniaturas perfeitas.

. E o tipo PIG desproporcional ou assimétrico, que recebe influências no terceiro trimestre, quando o peso aumentaria mais que o comprimento. O feto então utiliza suas reservas de gordura, o que leva a perda de peso com manutenção do comprimento e PC dentro da normalidade.

O CRESCIMENTO DO PREMATUROAs crianças prematuras possuem um padrão próprio de crescimento e este é classificado em 4 fases, que variam de dias a semanas, em função de diversas condições como a idade gestacional e a duração da doença inicial. Este conhecimento nos ajuda a identificar a fase de crescimento de determinada criança e o padrão esperado para o seu crescimento.

FASE 1 : Retardo do Crescimento: A fase de retardo do crescimento é maior quanto: menor a idade gestacional, menor o peso de nascimento, maior a severidade e duração da doença inicial e maior a restrição nutricional pós-natal. Os bebês PIG costumam apresentar na vida pós-natal uma fase inicial de retardo do crescimento muito curta ou mesmo inexistente.
FASE 2 : Transição: A fase de transição ocorre com a estabilização das intercorrências clinicas e com o melhor aporte calórico. Um lento crescimento se inicia marcando a transição entre o retardo do crescimento e a fase de crescimento de recuperação . A perda de peso para e começa um discreto aumento do PC e do comprimento.
FASE 3 : Crescimento de recuperaçào ou CATCH-UP: Esta fase é caracterizada por um aumento rápido do peso, comprimento e PC com sua velocidade de crescimento acelerada ultrapassando a encontrada na população geral de criancas a termo. O ambiente favorável tem papel importante no estimulo a fase de catch-up, tornando-a maior. Criancas prematuras sem problemas clínicos, vão apresentar seu máximo catch-up entre 36 e 44 semanas. Em relação ao PC observa-se o catch-up máximo entre 30 e 40 semanas. Esta fase pode durar de 6 a 9 meses de idade pós-natal, estando suas medidas ao final do primeiro ano, entre os percentis 10 e 90 dos gráficos padrões.
FASE 4 : Homeorrexe: A ultima fase, de homeorrexe ou de equilíbrio é caracterizada por uma velocidade de crescimento comparável a das criancas normais.

Sinais de bom prognóstico:.
. Aumento de peso, PC e comprimento nos 6 primeiros meses após a alta.
. RNs PIG que apresentam catch-up no 1° ano de vida.
. RNs prematuros com episódios intermitentes de crescimento acelerado até os 3 anos de vida.
. Catch-up do crescimento do PC com 6 semanas de idade corrigida.
. PC adequado aos 8 meses de idade corrigida.

Sinais de alerta:
. Ganho ponderal insuficiente ou perda > que 10% após a alta.
. Aumento do PC proporcionalmente menor que o peso e comprimento.
. RNs prematuros que não apresentam catch-up expressivo ao fim do 1° ano .
. Aumento do PC > 1,75 cm por semana


Atitudes que você pode tomar:

  • Faça o pré natal corretamente
  • Se for possível, faça uma ecografia por mês
  • Observe qualquer perda de líquido
  • Não hesite em tirar TODAS as dúvidas que você tiver com seu médico, ele está lá para te deixar bem informada
  • Ouça seu coração ou seu sexto sentido de mãe
A Ana Clara é um milagrinho de Deus... eu fiz uma ecografia que não estava programada no setimo mês e descobri a tempo de salvar ela. Mais um dia na barriga e ela não estaria aqui comigo hoje... Obrigada Senhor... Olha ela aí com 2 dias de vida...






36 comentários:

tais e duda disse...

Ola, meu nome é Tais adorei seu blog minha filhinha nasceu de 32 semanas ! com 1.900 ficou 30 diias na NEO me add no msn para trocarmos experiencias !
beijos e parabens pela Ana Clara !

Marcia disse...

OLÁ . QUE BENÇÃO DE DEUS. MINHA GATINHA ISABELLA NASCEU DE 35 SEMANAS, 44CM E 2,330. FICOU NA UTI POR 1 SEMANA, HOJE ESTÁ MARAVILHOSA, SÓ MAMA NO PEITO E É SUPER SAUDAVEL. SÓ TEMOS QUE AGRADECER NÉ AMIGAS....

Anônimo disse...

oi o meu Artur nasceu de 36 semanas e com 2,105 só ficou um dia na uti.Hoje tem 2 meses,52cm e quase 5 quilos. É super ativo e esta muito fofo.E só se alimenta de leite materno.

Adri Santos disse...

Parabéns pelo aleitamento, são poucas mamães de bebê pig ou prematuro que resistem a tentação da mamadeira. Com certeza o leite materno é a melhor opção para eles.
Um abraço

Tairini disse...

Tb tive uma bb PIG, mas diferente das acima, a minha nasceu de 40 semanas e pesava 2170KG e 44 cm... Ela era realmente pequena já que nasceu no tempo, mas era perfeita e não precisou ficar na uti nem nada, foi direto pro quarto comigo!!! Hoje ela tem 2 anos e enormeeee... rs... se desenvolveu perfeitamente e tem o mesmo tamanho dos amiguinhos!!!! Bjos a todas que tiveram a emoção de ter um bb tão pequenino nos braços!

Anônimo disse...

Olá,

A minha bb nasceu de 38 semanas com 2190kg e 45cm. Com 1 ano e 9 meses e meio tem 11800kg e 85cm.
Tairini, gostaria de saber o seu e-mail.
Bjs!

Anônimo disse...

Olá,
tb tive um bb PIG, o meu nasceu com 2195KG e 43cm...Ele tem 1 ano e 1mes e é muito saudavel e esperto, já está com 71cm e 10KG!
BJs!

Anônimo disse...

Estou com 37 semanas e nessa útima ultra foi constatado que minha bebê é PIG, está com 2,042 e 46cm.Esse FDS tive um sangramento e estou de repouso, confesso q estou preocupada.
Mas lendo esses depoimentos vi que logo pegam peso e ficam bem, estou mais calma e aliviada!!
Abraços, ñ vejo a hora de conhecer minha pequena Lívia!!

Anônimo disse...

Estou de 33 semanas minha filha esta com 1600 espero k ela ganhe peso se nao o medico vai antecipar o parto para 37 semanas to muito preocupada

Anônimo disse...

eu descobri ontem estou de 38 semanas e o meu bebe esta com 46 e 2.362 k fiquei feliz de saber que a maioria cresce bem

Unknown disse...

Helena foi PIG, nasceu com 1.485 kg, com quase 34 semanas. Um mês de UTIN. Amamentei exclusivamente até o sexto mês. Agora, aos 8 meses, 7 kg...... amamento e alimento-a bem. Está linda. Uma delícia!!!

Para ter alta hospitalar dei o NAN..... (para ganhar peso seguido por dois dias, estava no hospital a 4)......... depois???

Resisti ao NAN. No hospital e o pedi do convenio qria q eu desse; mas a saúde pública da minha cidade é mto boa, eles incentivam, ensinam, acompanham, visitam...... tive um trabalhão no começo, pesava 2x, 3x na semana........ me deseperava se ela não ganhava + de 25 gramas por dia.
E deu tudo certo.

Anônimo disse...

Olá.....Meu filho tb foi considerado pig....nasceu com 37 semanas....1.450 kg e 39 cm...um tokinho de gente...porem perfeito...ficou 37 dias enternado na uti para ganhar peso...!!!! Hj ele esta com 6 meses....6 kg....é muito esperto...

Anônimo disse...

Olá, sempre tive um sonho de ser mãe, porém desde que soube que minha filhinha era PIG fiquei muito triste e desanimada, ela esta com 9 meses e queria contactar com todas as mamães que tb tem um bebe PIG, pra compartilharmos informações e quem sabe possa me animar, me adicionem no MSN - silenealves1@hotmail.com

Anônimo disse...

Olá, meu nome é Danielle, tive um bebê pig com 35 semanas e 1.350. Ele está na uti neonatal para ganhar peso e estou muito triste, não paro de chorar.

eliane disse...

eu tbem tive um bebe pig de 35semanas nasceu dia 28/09/2011 com 1585 39cm ficou 5 dias na utin mais 10 no quarto so para ganho de peso teve alta com 1715 faz 15dias que esta em casa linda me deixando louca com as colica

Ana Sophia e minha vitoria que DEUS me deu
OBRIGADO MEU DEUS PELA SUA INFINITA MISERICORDIA

Casa da Torre de Rattes disse...

tbm tive um bebe pig, 45cm,2305kg, nasceu 37 semanas e graças a Deus, é uma verdadeira Victoria Maria; perfeita e saudável.Está desenvolvendo bem, ganhando peso e crescendo.Está com 7 meses e quase 7 kg.Super esperta e observadora.Só tenho que agradecer a DEUS pela sua infinita misericórdia.
14 de novembro de 2011.

Anônimo disse...

olá boa tarde a todas! estou com muito medo , pois fiz uma ultra morfologica e descobri ke meu bebe esta fora do peso com diferença de uma semana, ou seja ke eu teria que estar com 24 semnas, mas o bebe esta no peso de 23 semnas...e mediaca me deixou super preocupada... disendo ke meu bebe pode ser chamado de PIG caso o peso dele nao mudo... estou nervosa pois ainda nao tive com meu medico para que ele me explique!!

Eulalia disse...

Olá estou vivendo essa mesma situação, estou de 33 semanas e meu bebê pesas só 1kg 350gr. Por favor me passem o email para me darem uma luz !!! Estou muito perdida ... e graças a Deus encontrei esse site ... os comentários me deixaram mais tranquila, mas se alguem quiser passar o email, trocar experiencias ... ficarei muito grata !!!

Abraços a todas !!!

Anônimo disse...

tambem tive um bebe pig sofrir demais com comentarios nasceu de 37s com45cm 2400k hoje ele esta com 11msesta com 8k71cm me ajudem gostaria muito de conversar trocar ideias meu msn:cristinaeleuza@gmail.com

Anônimo disse...

Olá, a sua história é bem parecida com a minha, fui fazer um exame de rotina com 7 meses e descobri que o meu bebe não estava crescendo, ou pior, estava sofrendo dentro da barriga, a cesárea foi feita no mesmo dia, pois se ficasse mais um dia não teria sobrevivido. a minha benção nasceu com 1,330 e 38 cm, ficou 32 dias na uti e hoje está com 50 dias 3 quilos e 47 cm. O Lucas é a minha benção!!! Graças a Deus ele está se desenvolvendo muito bem!!!
msn:criss_fernandes@hotmail.com

suellen sales disse...

gente to desesperada pois hj fui ao médico com a ultrassom estou com 36 semanas de gestaçao, meu bb foi considerado PIG pelo médico GO ele esta com 45 cm e mais ou menos 1 668 a 2122 kg ele me passou uma ultrassom com doppler pra ver o que ta acarretando meu bebe a ser PIG

Anônimo disse...

fiz um ultrasson com doppler ultimo dia 07 de março, e no exame minha princesa sara estava com 1400kg, considerada como bebe pig, estava com 29 semanas, hoje estou muito preocupada pois meu acompanhamento ficou semanal e vou repetir o mesmo exame agora dia 27 de março. gostaria de saber de vcs amigas que passaram por essa mesma situação se tem como sentir se o bebe está entrando em sofrimento, sem a ausculta no pré natal, tipo em casa mesmo sem nenhum aparelho?

desde já obrigada.

Gisele disse...

Olá meninas,passei pela mesma situação de vocês.Tive pré eclampsia que foi detectado quando eu estava com 30 semanas de gestacao, minha filha nasceu de 34 semanas com 1,370g e 40cm considerada pig,ficou na utip por 32 dias para ganhar peso.Alem da pre eclampsia a biopsia da minha placenta foi detectado uma ma formacao placentaria por isso ela nao estava desenvolvendo,mas gracas a Deus foi retirada na hora certa. hoje ela esta com 5 meses é muito alegre e risonha e esta desenvolvendo muito bem....

Lilian Negro disse...

Olá meninas!! minha bebê pig, a Isadora nasceu dia 10 de maio, com 37,2 semanas,com 44 cm, 2.270kgs. O médico não me disse que meu bebê era PIG e eu tb nem sabia o que era isso. Não precisou ficar na UTI, apenas teve problemas com a icterícia pois existe uma incompatibilidade no meu sangue e do meu marido, ficamos 4 dias no hospital para tomar foto luz, mas ela chegou a engordar 60 gramas de um dia p o outro e a pediatra disse que isso era um verdadeiro milagre para uma prematurinha!
Ela está ótima, mama mto no peito!

andressa disse...

oi meu nome é andressa, eu estava gravida de 27 semanas e minha gravidez nunca apresentou problemas , fui fazer uma ecografia de rotina e descubri que minha filha estava morta, a causa foi retardo do crescimento... ainda não consigo entender pois eu fazia ecografia todo mes e eles não viram isso? sorte que vc conseguiu salvar a sua menina, no meu caso cheguei tarde demais... parabens bjs

Anônimo disse...

Meu bebê tb foi PIG, nasceu de 31 semanas, 1.300kg e 41cm. Devido a pressão alta na gestação, ele parou de desenvolver dentro da minha barriga. Tb passou um mês inteiro sem ganhar 1 grama se quer. Tive medo quando o GO disse que tentaria salva-lo fora da barriga, pq dentro já não havia mais possíbilidades. Apesar do risco eu mantive a fé, e Deus foi tão bom que permitiu que o Marinho nascesse chorando. Até hj me emociono muito ao lembrar. Hj esta com 1 aninho, lindo, esperto, saudavel, pesa 10.300kg e 75cm. Foram 40 dias na UTI, cheios de medos da minha parte, mas valeu muito a pena espera-lo.
Meu nome é Renata, meu msn é namare32@hotmail.com. Se alguém quiser trocar experiencias comigo é só me adicionar.
Beijos e abraços a todas as mães e filhos guerreiros dessa vida!

Unknown disse...

bom fiz uma ultra e foi constatado que a minha bebê
é pig fiquei bem assustada pois estou com 40 semanas e ela está pesando 2610,peso que ela deveria estar com 37 semanas,procurei a doutora e ela me pediu uma outra ultra vou fazer daqui a 2 dias estou bem preocupada.

Unknown disse...

Oi amigas!!! meu nome é Viviane tive meu bebe com 33 semanas ,nasceu com 2180kg esta na UTI. estou muito triste , não vejo a hora de trazer ela pra casa , mas com saúde. queria palavras amigas de MÃEZINHAS que passaram por isso. meu imail e vivianeantoniacosta@hotmail.com. desde já agradeço

Anônimo disse...

Oi! Eu sou a soraia tive uma filha pig dia7 de maio, ela nasceu com 2600kg e mediu 46cm ainda n voltei a pesala mas ela mama muito e xta crescendo. Bjs a todas

janete disse...

Bebês pig são aqueles que nascem de 37 semanas ou mais de gestação, com peso menor que 2,500 e menor que 47 cm.
Meu bebê nasceu pig com 2,390 k 45 cm e 31 pc, ficou internado 26 dias com hipoglicemia, agora está com 3 meses esta com 5,615 K, 56 cm e 38 pc.

Anônimo disse...

Meu médico disse q por ser pig pode nascer síndrome de down...alguém já ouviu falar nisso?

Anônimo disse...

Meu bebe nasceu de 37 semanas e 1,500 Kg ,nos primeiros 6 meses de nascido conseguiu ganhar peso direitinho,porem apos os 8 meses e meio o ganho de peso tem sido muito pequeno,chegando a voltar a ser considerado um bebe de baixo peso pra idade,gostaria de saber se alguem ja passou por isso e o que pode ser. :/ To preocupada.

Adri Santos disse...

Não se preocupe amiga, cada bebê é único e tem um padrão único de crescimento. O importante é que ele esteja ganhando peso, a curva sempre tem que estar crescendo e nunca diminuindo ou reta, certo? a minha bebe era assim, e está tudo bem! bjs

Anônimo disse...

Minha princesinha é PIG tbm! Nasceu com 38 semanas, pesando 1.730kg! No 2o dia baixou para 1.555! Não precisou ir para a UTI! Ficou 12h na incubadora e tomou soro neste período. Ficamos 10 dias no hospital, para ela ganhar peso, mas ela ficou comigo no quarto. Enquanto ficamos lá ela mamou em mim e tomou pre-nan como complemento. Hoje ela está com 4 meses e mama exclusivamente em mim. Está lindíssima, crescendo, forte e desenvolvendo, segundo o pediatra, mais rápido e melhor do os bbs de peso e tamanho considerados "normais". FILHA, VC É A MINHA VIDA. TE AMO INFINITAMENTE.

Unknown disse...

Olá também tive minha bb Pig 41cm com 2. 300kg hojee ela esta com 4 meses cresceu um pouco mais e perfeita e muito saudável come bastante so que é daquelas que não engorda �� tenho preocupações porque todo acham ela pequena dê mais ��

Unknown disse...

Olá também tive minha bb Pig 41cm com 2. 300kg hojee ela esta com 4 meses cresceu um pouco mais e perfeita e muito saudável come bastante so que é daquelas que não engorda �� tenho preocupações porque todo acham ela pequena dê mais ��

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


Nota

A maioria ds textos e imagens são retirados da intenet
Em cada post é citado o endereço de onde foi retirado
As imagens são do google

caso alguem seja dono do texto ou imagem e se sinta ofendido, entre em contato comigo que eu colocarei dos devidos créditos a imagem ou ao texto ou retirarei do blog

adrisantos_santos@hotmail.com

obrigada