Pesquisar este blog

O cocô do bebê: o que é normal e o que não é

O que é normal?
Inspecionar o cocô da criança com toda a atenção do mundo (e cheia de perguntas) é uma das marcas registradas das mães. Vira até um dos principais assuntos das conversas. Você não imaginava como esse assunto um dia ia lhe interessar tanto, imaginava?

 Não existe uma frequência certa para o bebê fazer cocô. Nos primeiros meses, a frequência depende do que ele mama -- leite materno ou fórmula industrializada.

Saber o que é normal e o que não é tranquiliza os pais, principalmente os de primeira viagem. Tudo vai depender da idade da criança, se ela mama no peito ou não, e se ela já come outro tipo de alimento. O cocô do bebê passa por várias mudanças durante o primeiro ano, e logo você já vai saber direitinho o que é normal para seu filho.
 
Bebês que mamam exclusivamente no peito podem tanto fazer cocô seis vezes por dia como uma vez a cada 10 dias -- ou alguma coisa no meio termo. Não é preciso se preocupar, desde que as fezes estejam moles e não causem dor. O leite materno pode ser totalmente absorvido pelo organismo do bebê gerando pouco ou nenhum resíduo para eliminar, por isso ficam dias sem evacuar.
Os bebês que tomam fórmula de leite têm um pouco mais de tendência a ter prisão de ventre, por isso esse caso o ideal é que façam cocô todos os dias. Se o seu filho não estiver fazendo, preste atenção se ele está com desconforto e converse com o médico.

Nos primeiros dias depois do parto, o bebê vai fazer um cocô bem esquisito: preto esverdeado, melecado, o chamado mecônio. Trata-se de um material que se acumulou no intestino do bebê durante a gravidez. Depois dessa primeira fase, o cocô pode assumir cores e consistências variáveis -- às vezes é amarelo-ovo com grumos, às vezes é amarelo com grânulos verdes. Essa variação é absolutamente normal. O cocô tem cheiro, sim, mas não chega a ser um odor característico de fezes e não deve incomodar muito.
Como é o cocô da criança que toma fórmula de leite?
Quando o bebê mama leite em pó, o cocô é amarelo claro ou marrom amarelado, e mais sólido que as fezes do bebê amamentado, já que a fórmula do leite em pó não fica tão digerida quanto o leite materno.

Crianças que tomam esse tipo de fórmula normalmente precisam fazer cocô todos os dias, porque, como as fezes são mais sólidas, elas incomodam se se acumulam no intestino. Quanto mais tempo elas ficarem lá, mais ressecadas e duras ficarão, na chamada
constipação ou prisão de ventre. Fale com o pediatra se seu filho apresentar esse problema.

E da criança amamentada no peito?

O cocô de bebês amamentados é bem diferente do cocô de crianças que tomam fórmulas de leite. O colostro, aquele primeiro leite meio transparente que aparece logo depois do parto, funciona como uma espécie de laxante, ajudando a criança a eliminar o mecônio. Quando o leite em si "desce", depois de cerca de três dias, o cocô do bebê começa a mudar, assumindo uma cor amarelo vivo, cor de gema de ovo, com um cheiro meio doce. A consistência varia: pode ser viscoso, com uns grãozinhos, ou com aspecto coalhado.

Na segunda semana depois do nascimento, as fezes podem ficar mais líquidas e amarelas, o que até assusta os pais, que acham que se trata de diarréia. É na verdade um cocô de "transição" entre o mecônio e o cocô da amamentação.

No começo, pode ser que o bebê faça cocô durante cada mamada -- ou logo depois dela --, mas logo você vai notar uma regularidade, para prever o momento ideal de fazer a troca de fralda. Essa rotina pode mudar de tempos em tempos, por exemplo quando ele começar a comer
outros tipos de alimento, quando ficar doente ou se começar a espaçar mais as mamadas.

Preciso tomar algum cuidado especial para passar do leite materno para a fórmula de leite em pó?

Caso a mudança seja mesmo necessária, faça a transição devagar, ao longo de pelo menos 15 dias, a menos que seja impossível. Com a mudança gradual, o sistema digestivo do bebê terá mais tempo de se adaptar e evitar a prisão de ventre, e ao mesmo tempo suas mamas vão se acostumando à redução da demanda, para não ficarem cheias e doloridas depois. Quando o bebê estiver totalmente adaptado ao leite em pó, o cocô dele pode mudar completamente, tanto no aspecto quanto na frequência.

O que não é normal?

Diarréia: O cocô fica muito líquido, quase água, e a frequência aumenta. Bebês amamentados no peito correm menos risco de ter diarréia em comparação a bebês que tomam fórmula de leite, porque o leite materno inibe a proliferação dos microorganismos que causam o problema.

Bebês que tomam leite em pó ficam mais sujeitos a infecções, por isso é vital
esterilizar mamadeiras ou copinhos e sempre lavar bem as mãos. A diarréia pode acontecer devido a uma infecção viral ou bacteriana, ao consumo excessivo de frutas ou suco ou como reação a um remédio. A introdução de novos alimentos e a alergia também podem provocar diarréia. Na época em que os dentes nascem, o cocô também pode ficar mais líquido.

Uma diarréia que não melhore sozinha em um ou dois dias indica que há algum tipo de infecção, portanto é necessário procurar o médico.

Prisão de ventre: A constipação verdadeira não é só o bebê ficar todo vermelho, fazendo muita força, quando vai fazer cocô. Entre os sintomas estão extrema dificuldade em defecar, cocô com aspecto de pedrinhas, dor abdominal, enrijecimento da barriga, irritabilidade e às vezes presença de sangue nas fezes, por causa de fissuras anais (pequenas rachaduras na pele do ânus), provocadas pela passagem do cocô ressecado. Bebês que mamam no peito têm menos propensão à prisão de ventre que crianças que tomam fórmula, já que o leite materno funciona como um regulador intestinal.

Sempre consulte o pediatra se seu filho estiver com prisão de ventre, e especialmente se você observar sangue nas fezes. Ele provavelmente orientará você a aumentar a ingestão de líquidos do bebê, e a acrescentar mais fibra na alimentação dele, se ele já estiver comendo outros alimentos (dando mais mamão ou ameixa, por exemplo).

Cocô verde: Se as fezes do bebê estiverem verdes e meio espumosas, é possível que ele esteja recebendo lactose demais. Isso acontece quando a criança mama com frequência no seio, mas não chega a tomar o leite posterior, mais rico em calorias, que vem no fim da mamada. A persistência do cocô verde também pode ser causada pelo fato de o bebê estar mamando demais ou de menos, ou pode indicar a presença de um vírus. Mas pode ser também apenas indicação da variação no tempo de trânsito intestinal, ou seja, não é preocupante se ocorrer uma vez ou outra.

Para evitar que isso aconteça, deixe que o bebê esvazie bem um seio antes de oferecer o outro. Se o cocô continuar bem verde por mais de 24 horas, converse com o pediatra para tentar descobrir a fonte do problema. Pode ser uma sensibilidade a algum alimento ou a um remédio, ou então serão necessários ajustes na rotina de amamentação.

Sangue nas fezes: Traços de sangue no cocô do seu bebê podem aparecer se ele estiver com prisão de ventre, e a passagem das fezes causar fissuras na pele do ânus. Mas sempre consulte o pediatra no caso de encontrar sangue, para descartar qualquer outra possível causa, como a alergia ao leite de vaca (mesmo que o bebê mame apenas no peito, já que a mãe consome o produto).

22 comentários:

Anônimo disse...

meu bebe quando passa nervoso com brigas dos pais fica com diarréia e as fezes sai verde.É normal,ou é algum disturbios,no intestino,procado pelo susto das brigas?

Anônimo disse...

quando ele termina qualquer refeiçao ele faz coco

karyze disse...

meu bebe mama no peito esta com 11 dia + as fezes esta com um mau cheiro o coco esta amarelo ovo + estou preocupada é normal?

Anônimo disse...

meu bebe sempre tem um resfriado c catarro quando os dentes estao nascendo.isso e normal?

Anônimo disse...

A minha filha tem 4anos e começou a fazer coco verde e durinho isso e normal.

Anônimo disse...

meu bebe vai fazer 3 meses dia 21 agora...ele não faz coco todos os dias e quando faz e brilhoso, bem pastoso e preto. pq será?

Anônimo disse...

meu bebê vai fazer 50 dias de vida, quando ele faz cocô o mesmo sai com sangue o que pode estar causando isso e como posso tratar desta situação que me preocupa

Anônimo disse...

Minha filha, quando troquei o leite ela resecou por varios dias, a aveia ajudou bastante.. mas é normal ela ja tem 4 meses e as vezes ainda tem colica ????

Unknown disse...

oi sou luana andrade, tenho uma filha de 3 meses ela hoje fez coco meio preto e mole, estou muito preocupada ela mama no peito mais dei banana a ela ontem sera é por isso?

Unknown disse...

oi tenho uma filnha de 3 meses hoje ela fez coco com tracinhos pretos, estou muito preocupada ela mama no peito mais ontem dei banana a ela sera q foi por isso?

Anônimo disse...

tenho uma filha de 4 meses ela so mama no peito, faz coco 1 vez por semana e é bem cremoso tem um mal cheiro horrivei e os pum dela tambem sera que é normal?

Anônimo disse...

POR FAVOR ME AJUDA O MEU BEBE TEM 5 MESES E TA FAZENDO COCO CINZA EU TO DANDO MUCILON DE ARROZ PARA ELE DEVO ME PREOCUPA

Anônimo disse...

olá meu bebe tem 2 meses , dou mucilon de arroz com leite em pó a ele ,agora ele esta fazendo coco com uma tonalidade mesclada de amarelo e verde escuro,devo me preocupar, é grave?

Anônimo disse...

meu bebe tem 2 meses e duas semanas e faz cocô varias vezes ao dia e bem pouquinho independentemente de ter mamado ou não. As fezes são amareladas e moles. Passa vários dias sem fazer muito cocô e quando consegue fazer muito é de se espantar. Se espreme muito e na maioria das vezes chora quando solta gases que quase sempre vem acompanhado de cocô. sempre que toma banho chora, chegando a sair lágrimas dos olhos, tento acalmá-lo e quando vejo tem feito cocô e bem pouquinho.Isso é normal? já tentei banhá-lo em horários diferentes, mas o drama é o mesmo. A bunda dele vive vermelhinha, eu acho que é por conta de tantas vezes ele fazer cocô.

Anônimo disse...

oi meu bebe tem 3 meses e come mucilon de arroz e faz um coco mau cheiroso e solta gases com muito mal cheiro também e normal.

Unknown disse...

Luana,a idade ideal de dar frutinhas é aos seis meses.Aos 3 o sistema digestivo dela ainda não está preparado!

Anônimo disse...

Minha bebe vai fazer 5 meses e ela faz muita força pra fazer o cocozinho dela como se fosse uma prisão de ventre, e quando faz e igual água, não entendo pois pra sair igual água ela não precisaria fazer força. Ela só mama peito e nunca fez um coco durinho, isso e normal???

Brechozinho Nana disse...

Concerteza deve se preocupar. O mucilon não é indicado para essa fase do bebê. Procure fórmulas adequada para essa fase. O mucilon não tem nada de nutritivo. É indicado para completar quando a criança já se alimenta com outros alimentos. Suspenda o uso imediatamente e procure uma fórmula certa.

Anônimo disse...

ola tenho uma bebe de 17 dias me leite secou e ja estou dando o leite artificial no caso a indicação medica o NAN SUPREME mas ja tem dois dias que não faz coco o que eu faço?

Juciane disse...

Meu bebê está com 3 meses e meio,cada vez q ele mama faz um pouquinho de côco, ele é amamentado exclusivo no peito,não chega ser diarréia, pois é pouco,será q devo leva lo no pediatra?

Unknown disse...

Minha filha tem 21 dias e começou a cagar com sangue isto é normal ou não estou preocupado o que fazer

Unknown disse...

Minha filha tem 21 dias e começou a cagar com sangue isto é normal ou não estou preocupado o que fazer

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


Nota

A maioria ds textos e imagens são retirados da intenet
Em cada post é citado o endereço de onde foi retirado
As imagens são do google

caso alguem seja dono do texto ou imagem e se sinta ofendido, entre em contato comigo que eu colocarei dos devidos créditos a imagem ou ao texto ou retirarei do blog

adrisantos_santos@hotmail.com

obrigada