Pesquisar este blog

Entenda o Teste do pezinho, do olhinho e da orelhinha

Veja as doenças que cada um desses exames pode prevenir


Logo que nasce, o bebê passa por vários exames para verificar se a saúde está perfeita. São testes simples, mas que ajudam a verificar a presença de doenças graves congênitas  e má-formações que podem prejudicar a vida do pequeno.
Quando antes o problema for detectado, mais cedo começa o tratamento e melhores tendem a ser os resultados. O pediatra Austregésilo da Silva, que atende na emergência e na UTI do Hospital Infantil Joana de Gusmão, esclareceu como esses testes são feitos e o que o médico procura em cada um.

Exame clínico
Ainda na maternidade, logo após o nascimento, o pediatra irá realizar o chamado exame clínico. É a primeira vez em que será auscultado o coração e examinados pulmão, crânio, boca, períneo e umbigo do bebê, para garantir que esteja tudo certo.

Conforme a criança for se desenvolvendo, nas consultas periódicas o pediatra pode solicitar exames de urina, fezes e sangue, que detectam a presença de infecções e doenças como verminoses.


sofre de hipotireoidismo congênito (deficiência na produção de tiroxina, um hormônio necessário para o desenvolvimento normal do organismo),

tem anemia falciforme (tendência das células vermelhas do sangue alterarem seu formato sob certas condições, o que pode provocar dificuldades de oxigenação e circulação),

sofre de fibrose sística (deficiência na síntese de proteínas, o que dificulta a absorção de alimentos e causa infecções respiratórias).

É um teste gratuito, que pode ser realizado na maternidade ou nos postos de saúde públicos.
Existem testes do pezinho mais avançados, feitos por laboratórios particulares, que detectam até 40 doenças.

Teste da orelhinha
É realizado ainda na maternidade, tanto em hospitais públicos quanto particulares. O médico irá examinar o ouvido do bebê para detectar possíveis deficiências auditivas.
Do olho ou do brilho ocular Verifica quais reflexos o bebê apresenta quando tem sua visão estimulada. A partir disso, pode ser detectado algum problema congênito ocular. A maior parte desses problemas, quando detectados a tempo, tem correção.

Se não tratados logos, alguns podem causar cegueira. Infelizmente, poucos hospitais públicos no Brasil oferecem este teste. Ele deve ser realizado nos primeiros dias após o nascimento do bebê, e pode ser feito em clínicas particulares, com um médico oftalmologista.
Teste do pezinho É um exame simples, que deve ser realizado nos primeiros dias de vida do bebê. Basta um pequeno corte no calcanhar ou na mãozinha para coletar um pouco de sangue. Detecta se a criança:

é portadora de fenilcetonúria (doença caracterizada pela falta da enzima que metaboliza o aminoácido fenilalanina, presente em vários alimentos, e que pode causar lesões irreversíveis no sistema nervoso central),

0 comentários:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


Nota

A maioria ds textos e imagens são retirados da intenet
Em cada post é citado o endereço de onde foi retirado
As imagens são do google

caso alguem seja dono do texto ou imagem e se sinta ofendido, entre em contato comigo que eu colocarei dos devidos créditos a imagem ou ao texto ou retirarei do blog

adrisantos_santos@hotmail.com

obrigada