Pesquisar este blog

O cocô do bebê


Como é um cocô normal de bebê

Cocô de bebê é sempre uma surpresa: pode ter consistência e aspecto muito estranhos, e pais e mães ficam se perguntando se aquilo é normal ou se há algum problema. Às vezes é preciso olhar com os próprios olhos para se tranquilizar.

Por isso coloquei aqui algumas fotos meio incomum, onde você vai encontrar exemplos de cocô normal.


Atenção: são fotos de verdade, a intenção desse post é ilustrar e elucidar. Algumas pessoas podem achar nojento... Só prossiga se quiser mesmo ver as imagens e não tiver problema nenhum em ver cocozinho de nenem. Em geral, vale a recomendação: se você continuar com dúvidas sobre o cocô do bebê, converse com o pediatra.


Foto 1 Cocô de recém-nascido (mecônio)

As primeiras fezes do bebê são bem estranhas, pretas ou esverdeadas, parecidas com piche ou óleo de carro. O mecônio não cheira mal, portanto você pode não perceber que a fralda está suja.
A partir do segundo, terceiro ou quarto dia após o nascimento, o cocô vai clareando (e ficando mais verde). Isso quer dizer que ele começou a digerir o leite materno ou o artificial e que o intestino está funcionando como deveria.

Foto 2 - Cocô de bebê que mama no peito

Quando o bebê só toma leite materno, o cocô é amarelo ou esverdeado, e pode ser bem líquido, com pequenos "carocinhos" mais sólidos e as vezes esbranquiçados. Tem um cheiro específico, que você vai aprender a reconhecer, mas que não é o cheiro de cocô a que você está acostumada.

O cocô pode ser bem mais verde que o da foto, e ainda assim será normal. Desde que a criança não tenha nenhum outro sintoma, não há com o que se preocupar.

Quando o cocô fica verde por muito tempo, pode ser sinal de que o bebê está tomando apenas o primeiro leite que sai do peito, que tem menos calorias. Para que ele mame também o leite que sai depois, que é mais gorduroso e nutritivo, assegure-se de que ele esvazie totalmente um dos seios, para só depois oferecer o outro. Se estiver dando os dois peitos em toda mamada, sempre comece pela mama que ofereceu por último na vez anterior.

Prepare-se para trocar muita fralda, porque bebê amamentado
faz cocô após quase todas as mamadas.
Foto 3 - Cocô de bebê que toma fórmula em pó
O cocô de bebês que tomam mamadeira de fórmulas lácteas é mais pastoso e tende para o marrom - pode ser mais para o escuro, para o amarelado ou para o verde. O cheiro é mais forte do que o cocô de bebês que mamam só no peito, mas ainda não chega a ser a "bomba" que é o cocô de crianças que já comem outros tipos de alimento.

Foto 4 - Cocô de bebê que toma vitamina ou fórmula com ferro
Se seu filho toma fórmula enriquecida com ferro ou suplemento de ferro em gotas, o cocô dele pode ficar bem verde, às vezes quase preto, como o da foto. É uma variação normal.

É importante saber: se o cocô do seu filho estiver muito escuro e ele não tomar vitamina com ferro ou fórmula enriquecida com ferro (observe o rótulo), é bom mencionar para o médico, porque às vezes o cocô pode ficar escuro pela presença de sangue digerido.

Foto 5 - Cocô de bebê que já come outros alimentos
O cocô muda assim que você começa a dar outro tipo de comida para o bebê. Você vai sentir a diferença rápido, especialmente se antes seu filho só mamava no peito. As fezes ficam mais marrons e pastosas. O cheiro também muda (para pior!).

Foto 6 - Cocô com pedaços de comida
Às vezes você vai encontrar coisas surpreendentes na fralda: um cheiro de mamão, grãos de milho, um tom avermelhado (se ele tiver comido beterraba, por exemplo), pedaços cor de laranja.

É assim mesmo, não se preocupe. O trânsito intestinal dos bebês é bem rápido, por isso muitas vezes não dá tempo de a comida ser completamente digerida. Tende a acontecer mais quando a criança come muita quantidade de um alimento só, ou se come muito rápido.

Agora, se todo dia aparecerem pedaços de comida na fralda, é hora de falar com o médico, para que ele garanta que o intestino está funcionando direito e absorvendo todos os nutrientes necessários.
Foto 7 - Prisão de ventre
 Se o seu bebê faz "cocô de bolinha", é provável que sofra de um pouco de prisão de ventre. A criança sente dor na hora de fazer cocô, e pode até sair um pouquinho de sangue do ânus, porque as fezes são duras e machucam na saída.

Converse com o pediatra se a maioria dos cocôs do seu filho for na forma de bolinhas. A prisão de ventre pode acontecer por causa da introdução de novos alimentos, mas também indicar algum tipo de intolerância ao leite. 




Fonte:
http://brasil.babycenter.com/l4600029/fotos-o-coc%C3%B4-do-beb%C3%AA#/0




37 comentários:

Viviane Maino disse...

Muito obrigada por esse post! Estava na dúvida e as fotos ajudaram muito! Meu bebê só está mamando formula em pó (NAN) e o cocô dele é patriota (verde e amarelo)igual ao da foto! Eu moro fora do Brasil e, pros médicos daqui, tudo é normal!

Porém ainda tenho uma dúvida, esse cocô verde de bebê alimentado com fórmula enriquecida com ferro é pra ter um cheiro beeem forte e desagradável?

Desde que parou de mamar no peito completamente (a fonte secou), meu filho passou a ter prisão de ventre (cocô amarelado e bem duro, difícil de expelir até). De lá pra cá já experimentamos 4 fórmulas diferentes e finalmente nos acertamos com o NAN, só que mudou a cor e o odor das fezes dele! Isso é normal?

PS: meu filho tem 3 meses

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Olá minha filha tem 3 meses,antes ela fazia coco normal..
agora comecei da suco de laranja para ela e de maça tudo natural,mas só que agora está saindo o coco mas com uns fios pequenos pretos o que será isso é grave me ajuda por favor....obrigada

Anônimo disse...

Por favor, apague esses comentários anônimos horrorosos, é uma ofensa enorme às mulheres que vierem aqui...

Anônimo disse...

Peço desculpas as minhas leitoras sobre os comentários acima, não posso apagar porque encaminhei uma denuncia a PF. Precisa permanecer aqui ate que eu receba um retorno sobre o caso.
Mais muma vez me desculpem.
é uma pena saber que existem pessoas tão (não sei qualificar....)

bjs

VANESSA disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Daniele. disse...

Que pessoa idiota quem escreveu isso! Fico indignada, espero que a PF possa identificar e punir esse ser desprezível.
Bem meu filho tem 2 meses e também tá fazendo cocô verde, ele toma uma formula que contem ferro pois meu leite era pouquinho e não durou muito, nem a base de chãs e medicamentos fitoterápicos. Beijos a todas as mamães.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Uma pessoa pra escrever algo assim tem que ser muito pobre de espirito, falta Deus na vida dela. Bom, minha princesa de 4 meses toma leite do peito e um leite infantil enriquecido com ferro, o coco dela está bem mole e amarelado e eu naõ sei se é normal ou não.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Adri Santos disse...

olá
bebes que mamam apenas leite tem o coco amolecido e amarelo mesmo, está normal

bjs

luna freitas disse...

como saber se minha filha yem diarreia?kal a cor '? pf ajudem me

Rayanna disse...

Excelente post, muito esclarecedor e ajuda muitas mães de primeira viagem como eu. Recorri ao blog pois o coco da minha bebê de 8 meses está saindo preto, mas fiquei aliviada ao saber que é devido ao ferro. Muitos obrigada!

clecia disse...

minha filha tem 1 ano e 3 meeses e as fezez dela tem 2 dias esta com fios preto , e n ingeriu comida nenhuma desde ontem para eu mehlor observar. O que pode ser? Obrigada

Fernanda Marques disse...

olá... meu filho tem 25 dias e está fazendo um coco verde com mini bolinhas amarelas e estou assutada com o aspecto gelatinoso do tom verde! alguém pode me ajudar por favor! ( meu bebe mama NAN pro 1 ... obrigada :)

Anônimo disse...

bom minha filha tem 8 meses e não mama mais,porque estou grávida de novo e ela agora mama maamadeira de ninho cm mucilon de arroz que é o mais enconta mais tdas a veses depois da mamadeira ela faz coco com chiro desagradavel e tipo com uns catarrinho, que eu acho que deve ser a flora intestinal e norma? devo continar?ou depois ela vai se adapitando,ela come de tudo frutas verduras sucos mais prescisa da mamadeira prque esta subistituindo o peito o que faço?obigada

Anônimo disse...

parabens vc foi super 10 com essas ftos e descricao nos ajudou muito parabens

Anônimo disse...

Minha bebe tem 26 dias e o coco dela esta amarelinho igualzinho o da foto de bebes que só mama no peito estava em duvida sobre a coloraçao e de estar bem liquido adorei seus posts obrigada por esclarecer minhas duvidas.

Anônimo disse...

Meu bebe vai fazer 5 meses e só mama no peito, e de uma semana pra cá o coco dele está com um cheiro parecido com remedio, mas ele não toma nenhum tipo de remedio e nem eu, e o cocozinho dele está mais pastoso, e antes ele fazia coco todos os dias e agora dia sim, dia não. É normal. Sou mãe de primeira viagem. risossss Obrigada

Anônimo disse...

Tenho um bebê de 2 meses que todas as vezes que faz cocô chora muito, isso e comum???

Marcia disse...

a minha esta so no peito ela tem 4 meses e o coco dela as vezes sai umas pontas verde sera que e por causa dos susto que ela toma direto com o portao da vizinha .

Marlene napolle disse...

Meu filho tem 1 ano e 4 meses esta tmando complemrnto com ferro, não que ele precise mas a pedriata achou melhor dar porque ele mama logo apos a comida,para não ter deficiencia com o ferro ele passou o complememto e o coco dele ficou muito preto....valeu pelo esclarecimento já estava ficando preocupada....

Unknown disse...

obrigada por esse post, estava preocupada pois o coco do meu filho que tem 1 ano e 2 meses esta com cheiro de mamão, e as vezes nem tem cheiro de nada.fiquei assustada mais agora vii que é normal .

Anônimo disse...

Obriigada por tirar minha duvida estava bastante assustada

Sindy disse...

Tenho uma filha de 2 meses e raramente ela faz coco preto (esverdiado) é normal?

Anônimo disse...

Muito bom o post, tirou todas as minhas dúvidas.

Anônimo disse...

Pessoal estou apavorada, pois minha bebe de 3 meses fez coco hoje com um tipo de verme, lombriga ou sangue... (eh comprido e de cor marrom escuro). Alguem sabe o que pode ser isso?
Obrigada!

Anônimo disse...

To preocupada. Faz 2 dias q minha bebê d 4 meses ta fazendo coco preto, ela nao toma nem um tipo d ferro. Comecei a dar papinha d frutas p ela. Será q tem alguma coisa a ver. Ela chora muito e faz muita força. A fruta q dei foi apenas pera. Me ajudem?

Unknown disse...

Meu bebe de 2 meses começou a fazer coco preto meio amarelado e ele toma uma vitamina que se chama protovit plus mas ele nunca fez coco preto desde quando ele começou a tomar a vitamina ...e ele começou agora a fazer coco preto meio amarelado e eu estou preocupada com isso....pq meu filho esta fazendo coco preto
Meio amarelado

Unknown disse...

Oi meu bb esta fazendo fezes preta e amarela pq será q e

sandra disse...

Alguma criança teve reações a vacina de 1 ano? A minha tudo que come está evacuado logo em seguida e esta esbranquiçado.será reação da vacina?

Unknown disse...

Me ajudou muito, meu filho tem 4 meses mama apenas LM e mesmo assim tinha muita prisão de ventre, aí ele começou a fazer cocô a umas 5 vezes ao dia e agora diminui pra 3, cheguei até levar meu filho no pediatra achando q era diarreia e hj descobrir q o cocô dele está normal, heeeeeee muito feliz.

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


Nota

A maioria ds textos e imagens são retirados da intenet
Em cada post é citado o endereço de onde foi retirado
As imagens são do google

caso alguem seja dono do texto ou imagem e se sinta ofendido, entre em contato comigo que eu colocarei dos devidos créditos a imagem ou ao texto ou retirarei do blog

adrisantos_santos@hotmail.com

obrigada