Pesquisar este blog

Songs for babies


Eu sou apaixonada por música clássica e instrumental. Ouvi durante a gravidez inteira, li num site que os bebês dentro da barriga gostam de musica classica, especialmente Vivaldi e Mozart.


É verdade que ouvir música pode beneficiar o meu bebê?

Esta sim, é uma verdade incontestável. Basta pensar em como a música pode influenciar o seu estado de espírito, isto é, há música que a faz relaxar e acalmar-se, outra que a ajuda a adormecer e outra que parece dar-lhe energia.
O seu bebê não é diferente e está provado que as canções de ninar o acalmam. Aliás há estudos que indicam que, a música pode até contribuir para a recuperação dos bebês prematuros.
Para além disto, a música ajuda-a a estabelecer uma relação mais estreita com o seu bebê, enquanto dança com ele ou lhe canta uma canção de ninar, antes de o deitar para dormir.


Como posso fazer o meu bebê interessar-se pela música?
Em vez de colocar o bebê em frente à televisão para que o mesmo se distraia, dê-lhe um tambor, um xilofone, um piano ou qualquer instrumento musical. Deixe-o brincar à vontade, fazendo a sua própria música.
Faça do seu aparelho de som ou de um instrumento musical, as peças mais importantes da casa. Dance com o seu bebê, ao som de suas músicas preferidas, brinque com ele, e, tenha sempre a música no ar para que o bebê cresça habituado a ela.
Estabeleça a rotina do ir para a cama com determinado tipo de música. Se associar uma determinada música à hora do bebê ir para a cama verá que a hora de dormir pode ser bastante agradável. Crie um ambiente acolhedor e calmo, a música também não deve estar muito alta e o ritmo deve ser lento. Para ajudar deixe o quarto a meia luz.
Independentemente das suas qualidades vocais, procure cantar para o seu bebê. Ele gosta de ouvir a sua voz e sente-se mais protegido. Cante para ele durante as brincadeiras, enquanto lhe dá banho ou de comer e quando o põe para dormir. Procure incentivá-lo a cantar consigo, ensinando-lhe aos poucos melodias simples. Os bebês parecem reconhecer as melodias que ouvem todos os dias.

Existe algum tipo de música mais aconselhável para o bebê?
Escolha as melodias que gostar mais. Desde que o seu bebê não demonstre o contrário, pode ouvir as suas músicas preferidas, habituando-o a elas. Os clássicos são sempre apreciados pelos bebês, especialmente Mozart, os ritmos africanos e a música latina também lhes parece ser agradável. Procure apenas, adequar a música às circunstâncias, isto é, se o bebê vai dormir não o deixe ouvir música latina, mas sim canções de ninar.
Não coloque o som muito alto e evite hard rock, rap e outras parecidas. Alguns estudos feitos em animais demonstraram que a exposição constante a música caotica e confusa, altera a estrutura do cérebro. O mesmo se passa com as plantas que não se desenvolvem tão bem com este tipo de música como com a música ritmada e harmônica.






Fiz uma pequena seleção de músicas clássicas e instrumentais, o link está aí pra quem quiser baixar.




Beijos mamys

0 comentários:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


Nota

A maioria ds textos e imagens são retirados da intenet
Em cada post é citado o endereço de onde foi retirado
As imagens são do google

caso alguem seja dono do texto ou imagem e se sinta ofendido, entre em contato comigo que eu colocarei dos devidos créditos a imagem ou ao texto ou retirarei do blog

adrisantos_santos@hotmail.com

obrigada