Pesquisar este blog

8 Motivos para os pais levarem seus filhos ao pediadra


Com bebês, não dá para perder tempo. É bastante importante conhecer os sintomas que exigem atenção imediata e, diante deles, não hesitar em procurar um pediatra.

1. Febre no recém-nascido O sintoma acompanha tanto viroses sem gravidade, quanto doenças perigosas, como pneumonia e meningite. Mas, mesmo antes de fecharem um diagnóstico, os pediatras preferem medicar estados febris em bebês de até 3 meses, diminuindo o risco de evolução de uma doença grave, que só ficaria plenamente caracterizada depois de já ter comprometido as defesas do pequeno.


2. Vômitos no primeiro mês Exigem atenção imediata pela possibilidade de comprometer o ganho de peso da criança, entre outros motivos. Mas não se apavore: a maioria dos casos resume-se a uma regurgitação muito forte que normalmente acontece quando o bebê engole excesso de ar ao mamar. Comente com o pediatra, e ele irá tirar a dúvida. Se achar necessário, investigará outras causas.


3. Pontinhos na pele Pequenas manchas vermelhas na pele, que lembram picadas de inseto ou marcas de caneta hidrográfica, são as petéquias. Cada uma delas, na verdade, é uma minúscula hemorragia interna causada pelo rompimento dos vasos capilares que irrigam a região. O surgimento delas no rosto e na parte anterior do tórax costuma ser resultado do esforço para tossir ou vomitar. Nesse contexto, elas não inspiram preocupação e desaparecem sozinhas. Mas o aparecimento repentino e inexplicável de petéquias em qualquer região, associado a febre, pode indicar infecções graves, como meningite e dengue hemorrágica.
As mães têm que observar a cor e consistência das fezes do bebê


4. Fezes estranhas Consistência gelatinosa e cor avermelhada na evacuação indicam que o intestino liberou apenas muco, em vez de fezes, e justificam uma ligação imediata para o pediatra. Isso acontece no caso de invaginação intestinal, em que uma porção da parede intestinal provoca a obstrução do órgão. Embora não seja um distúrbio comum, a incidência é maior entre crianças de 2 meses a 2 anos. No início, o médico pode reverter o problema por meio de manobras e de injeção de líquidos no intestino. Se a doença avança, a cirurgia acaba ficando inevitável.


5. Traumas na cabeça Batidas de cabeça são comuns entre bebês e crianças pequenas. Por sorte, a proteção que a ossatura craniana oferece contra esses impactos é também supereficiente. Assim, geralmente, o susto é maior do que o risco. No entanto, é preciso ficar atenta quando a batida resulta de quedas de alturas superiores à da própria criança ou de empurrões. Esses casos exigem observação. Se a criança ficar desacordada ou demonstrar confusão, corra para o pronto-socorro mais próximo. Se ela continuar agindo normalmente, apesar da dor, apenas fique de olho e ligue para o pediatra relatando o ocorrido.


6. Respiração acelerada Se uma criança que está resfriada - ou apresenta os primeiros sintomas de uma gripe, como coriza e febre baixa - começa a ter dificuldade para respirar ou respira de maneira acelerada e ainda fica com a voz rouca, convém avisar o pediatra. Os indícios são de que a infecção atingiu a laringe e causou inchaço, que está reduzindo a passagem do ar e afetando a voz. Na maioria das vezes, a laringite não exige grandes cuidados. Basta uma medicação local para aliviar o incômodo. Mas em algumas situações há necessidade de suplementação de oxigênio por meio de inalação.


7. Mancar sem motivo Os passos de quem está no início do desenvolvimento motor podem ser estabanados e instáveis, mas nada justifica que sejam claudicantes. Quando o bebê manca sem ter sofrido trauma nas pernas ou nos pés, o pediatra deve ser avisado o quanto antes, principalmente se houver febre. Uma das causas possíveis é a condrite, inflamação das cartilagens que afeta as articulações. Esse problema costuma estar relacionado a infecções virais ou bacterianas e, se não for tratado, danifica as cartilagens dos joelhos e dos quadris, comprometendo a mobilidade dessas articulações.


8. Alterações oculares Nos três primeiros dias de vida, é normal o bebê apresentar um pouco de inchaço e vermelhidão nos olhos. É apenas o efeito de um colírio à base de prata, aplicado na maternidade, cuja função é prevenir conjuntivites bacterianas, às quais o recém-nascido ficou exposto pelo contato com o canal vaginal na hora do parto. Passado esse período, porém, se esses sintomas persistirem ou se agravarem, o pediatra deve ser avisado. Vale a mesma recomendação caso eles surjam de repente após o terceiro dia do nascimento ou sejam acompanhados de secreção. Pode ser uma infecção local.


Consultores: Maria Cristina Senna Duarte, pediatra-chefe do CTI Pediátrico do Hospital da Lagoa, no Rio de Janeiro, e Sandra de Oliveira Campos, pediatra e professora do departamento de Pediatria da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

0 comentários:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


Nota

A maioria ds textos e imagens são retirados da intenet
Em cada post é citado o endereço de onde foi retirado
As imagens são do google

caso alguem seja dono do texto ou imagem e se sinta ofendido, entre em contato comigo que eu colocarei dos devidos créditos a imagem ou ao texto ou retirarei do blog

adrisantos_santos@hotmail.com

obrigada