Pesquisar este blog

Mancha mongólica

Mais comum do que se imagina....

Mancha mongólica é uma lesão da pele chamada de mácula de cor azul - acinzentada, com tonalidade variável e com margens irregulares, frequente em Recém-nascidos.
Localiza-se por norma na área lombo sagrada (Costas ou nádegas), podendo também aparecer com menos frequência nas coxas e ombros.
A cor das manchas deve-se por norma á localização dérmica de melanócitos cheios de melanina que detiveram a sua migração da crista neural para a epiderme.
Apenas 10% dos recém-nascidos Caucasianos (Raça branca) apresenta a mancha mongólica, mas aparece em cerca de 80% dos recém-nascidos de Raça Negra e Mongólica. Daí resultar o nome! Não tem nenhum relacionamento com a doença de Down (Mongolismo).

Na Crença Popular de muitas culturas Orientais diz-se que a mancha aparecia porque a alma não queria encarnar nesse bebé e por isso espíritos superiores davam-lhe um pontapé ficando assim a marca.
Existem já alguns estudos científicos que dizem que a mancha está relacionada com antepassados de origem asiática ou índios Americanos.
Muito pais preocupam-se com esta mancha chegando a pensar que está relacionado com algum traumatismo sofrido durante o parto.
Mas tal como já explicamos não está relacionado com o parto e não há qualquer tratamento a fazer. A Mancha Mongólica tende a desaparecer na primeira infância, podendo demorar mais algum tempo quando são mais que uma e não são nem nas nádegas, nem nas costas.


3 comentários:

ciana disse...

meu filho tem essa mancha no bumbum e ate agora não saio ele tem 9 meses...muito interesante esse texto ^^

Violino maldito disse...

nossa eu sempre quis saber pq minha filha tinha essa marquinha no bumbum!!! =)

Unknown disse...

minha bebe tem esssa machinha tambem,as pessoas falam que e por que o bebe vai ficar moreninha...mas nao acredito nisso nao.

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


Nota

A maioria ds textos e imagens são retirados da intenet
Em cada post é citado o endereço de onde foi retirado
As imagens são do google

caso alguem seja dono do texto ou imagem e se sinta ofendido, entre em contato comigo que eu colocarei dos devidos créditos a imagem ou ao texto ou retirarei do blog

adrisantos_santos@hotmail.com

obrigada