Pesquisar este blog

Pais: fiquem atentos à planos de "treinamento" para o Sono (por Dr. Sears)



Desde que os livros sobre como educar bebês passaram a abordar o sono, os autores têm aparecido com fórmulas mágicas prometendo que os bebês poderão dormir a noite toda e seguir um horário mais conveniente. 

Embora bebês tenham atributos maravilhosos, conveniência não é um deles. Esteja ciente disso quando utilizar o método de outra pessoa para fazer com que o seu bebê durma ou seja encaixado num horário mais previsível. A maioria dos métodos é uma variação do antigo "deixar a criança chorar até dormir". Antes de tentar qualquer método, certifique-se de que ele combina com a sua sabedoria intuitiva. Esse método parece sensato ? Ele se adapta ao temperamento do seu filho ? Ele soa certo para você ?
Com a maioria desses planos de treinamento para bebês você corre o risco de deixar de sensibilizar-se aos sinais dados pelo seu bebê, especialmente quando eles recomendam deixá-lo chorar. Ao invés de ajudar você a descobrir o que os sinais enviados pelo bebê significam, esses métodos pedem que você os ignore. Nem você nem seu bebê aprendem nada de bom através disso.
Se a sua atual rotina de dia e noite não está funcionando para você, pense nas mudanças que você mesmo pode fazer interiormente e no seu estilo de vida que facilitarão com que você satisfaça as necessidades do seu bebê. Isso é uma estratégia melhor que imediatamente tentar mudar o seu bebê. Pensando bem, você pode controlar suas próprias reações diante de uma situação. Você não pode controlar como seu bebê reage. Use discernimento sobre conselhos que prometem um bebê mais conveniente que dorme a noite toda, porque esse métodos envolvem o risco de criarem uma distância entre você e seu bebê e subestimar a confiança mútua entre mãe/pai e filho. À primeira vista, treinamento de bebês parece algo tão libertador, mas é um ganho a curto prazo que envolve uma perda a longo prazo. Você perde a oportunidade de conhecer e tornar-se uma "expert" no seu bebê. O bebê perde a oportunidade de construir confiança no seu ambiente. Você cessa de valorizar seus próprios sinais biológicos e de julgamento para seguir os conselhos de alguém que não tem nenhuma ligação biológica com o seu filho e nem investe nele.

Ligar-se no método de deixar a criança chorar também leva você a parar de investigar causas médicas ou físicas que levam a criança a acordar de noite, como refluxo gastro-esofágico ou alergias alimentares. Alimentar-se de noite é normal, acordar de noite freqüentemente não é.
Mantenha-se flexível. Nenhum método único vai sempre funcionar com todos os bebês , ou mesmo o tempo todo com um mesmo bebê. Não persista numa experiência fracassada. Se o método de sono não está funcionando para a sua família, abandone-o.

Siga o seu coração mais que o conselho de algum estranho para treinar seu filho para dormir e você e seu bebê irão eventualmente encontrar o estilo de hora de dormir que funcione para a sua família.


2 comentários:

Carolina disse...

Parabéns novamente, ótimo texto.
"Se a sua atual rotina de dia e noite não está funcionando para você, pense nas mudanças que você mesmo pode fazer interiormente e no seu estilo de vida que facilitarão com que você satisfaça as necessidades do seu bebê. Isso é uma estratégia melhor que imediatamente tentar mudar o seu bebê."
Acho que a criança não pode já nascer sendo o centro do universo, acho que temos que ir adaptando, que passar essa mensagem pra criança é errada, que nós mudemos tudo para fazer do jeito deles, não é muito boa essa ideia pra mim.
Mas com relação a deixar chorar no berço, sou contra, mas sou a favor de ensinar a dormir sozinho e no seu próprio quarto. Por exemplo, indo lá acariciando, vendo se está tudo certo e saindo do quarto... O bebe logo se adapta, porque educação começa desde o dia que o bebe nasce. O bebe que ele é, torna-se a criança que será e a criança, torna-se o adolescente muitas vezes pior, e esse adolescente, torna-se o adulto, o adulto que viverá nesse mundo... Então acho que a educação vem de cedo, temos que dar amor, apoio e confiança, mas na hora de dormir, se estiver tudo certo, é a hora de dormir e pronto. : )

Anônimo disse...

Concordo com o comentário acima, meu bb tem 7 meses desde de recem-nascido ensino ele a dormir sozinho e no quarto dele, mas de duas semanas para cá ele só quer dormir na minha companhia. Já não sei o que faço, alguém pode me ajudar?

Obrigada,
Abraços

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


Nota

A maioria ds textos e imagens são retirados da intenet
Em cada post é citado o endereço de onde foi retirado
As imagens são do google

caso alguem seja dono do texto ou imagem e se sinta ofendido, entre em contato comigo que eu colocarei dos devidos créditos a imagem ou ao texto ou retirarei do blog

adrisantos_santos@hotmail.com

obrigada