Pesquisar este blog

Mel é proibido para bebês menores de 1 ano


De acordo com a nova recomendação da Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária, bebês menores de 1 ano não devem consumir mel. O alerta divulgado é baseado em estudos que comprovam que a bactéria causadora do botulismo intestinal está presente no alimento.
problema de dar mel ao bebê é que pode haver esporos da bactéria Clostridium botulinum, que provoca o botulismo.

Os esporos do botulismo são muito resistentes e podem sobreviver até à pasteurização e a altas temperaturas. O xarope de milho também pode conter o esporo. 


Os sintomas do botulismo surgem entre 8 e 36 horas depois da ingestão do alimento contaminado. Entre os sintomas estão prisão de ventre, falta de apetite e falta de energia. A doença é muito rara, mas, se você desconfiar que algo está errado com seu filho, procure atendimento médico na hora. 

Depois de 1 ano, você pode dar mel, mas cuidado para não abusar. Por ser um alimento extremamente doce, ele pode acostumar mal o bebê, e pode prejudicar os dentes. Prefira oferecer alimentos doces como sobremesa, e depois limpe bem a gengiva e os dentinhos do bebê. 

Depois de 1 ano, você pode dar mel, mas cuidado para não abusar. Por ser um alimento extremamente doce, ele pode acostumar mal o bebê, e pode prejudicar os dentes. Prefira oferecer alimentos doces como sobremesa, e depois limpe bem a gengiva e os dentinhos do bebê. 
“O mais seguro é evitar a substância até os 2 anos da criança, pois o sistema gastrointestinal da criança ainda não está totalmente desenvolvido. A criança pequena não elimina o bacilo Clostridium botulinium, causador do botulismo, por isso, o risco de sofrer intoxicação é maior”, afirma a pediatra, Ana Cláudia Barbosa.
 Não importa a marca ou a procedência do mel, o perigo sempre existe. Como o sistema imunológico dos bebês ainda não está maduro, eles podem pegar uma forma da doença chamada botulismo infantil. Bebês de até 6 meses são especialmente vulneráveis, mas os médicos recomendam que se espere até a criança ter pelo menos 1 ano para dar mel. botulismo é uma intoxicação alimentar que atinge o sistema nervoso e pode causar tremores, moleza no corpo, dificuldade de ingerir alimentos e falta de apetite. Em casos mais graves, pode ocorrer o risco de insuficiência respiratória e de complicações neurológicas.
“Crianças até um ano não devem ter seus alimentos adoçados com nenhum tipo de substância. Mas se a mãe deu mel ao filho, não precisa se desesperar, basta prestar atenção na 1º semana após o consumo e verificar se ele não apresenta nenhum sintoma como: dificuldade para engolir, vômitos, diarréia, fraqueza ou paralisia de algum membro. Depois desse período, a criança não corre mais nenhum risco”, explica a pediatra.
Por isso, mesmo que o bebê esteja resfriado, com tosse ou com prisão de ventre e você tenha ouvido falar que mel faz bem, não dê nem um pouquinho à criança se ela tiver menos que 1 ano. 


fonte:

0 comentários:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


Nota

A maioria ds textos e imagens são retirados da intenet
Em cada post é citado o endereço de onde foi retirado
As imagens são do google

caso alguem seja dono do texto ou imagem e se sinta ofendido, entre em contato comigo que eu colocarei dos devidos créditos a imagem ou ao texto ou retirarei do blog

adrisantos_santos@hotmail.com

obrigada