Pesquisar este blog

Relactação - Passo a passo



O método de Relactação e uma ótima opção para ajudar a estabelecer uma produção adequada de leite para as mães que estao com sua produção de leite prejudicada por algum motivo (introducao de complementos, mamadeiras, etc), para quando a oferta de complemento e realmente necessaria por um tempo (bebes prematuros, PIG, GIG, etc), para aquelas que desmamaram e querem tentar amamentar novamente até mesmo para maes adotivas. 




Para as mães que pretendem ajustar sua producao de leite, a relactacao nao e um processo facil e nem garantia de sucesso. Porem e uma tentativa que traz excelentes resultados muitas vezes, principalmente quando a mae tem disponibilidade suficiente para se dedicar e o faz de maneira correta. 

Copiei algumas informacoes de topicos do Grupo Virtual de Amamentacao (GVA) sobre como utilizar essa tecnica. 


-------------------------------------------------------------------------------------- 

Relactação com Sonda 

A relactação pode ser com auxílio de: mamadeira, copinho ou seringa. O que for mais conveniente para vocês. 

Vejam algumas fotos: 







Passo-a-passo 

1) Adquirir a sonda: 

Comprem em farmácia sonda nasográstrica numero 4 ou 5. ÀS vezes só é encontrada em farmácias que vendem material hospitalar. 

Comprem várias sondas, pois pode ser melhor descarta-las apos uso pois é dificil de lava-las bem (mas é possível ser esterilizada em água fervente cada vez que for usada). Essas sondas nada mais são do que tubinhos fininhos. 




2) Preparações: 

Coloquem o leite artificial ou materno extraido com auxilio de bomba ou manualmente no recipiente escolhido (seringa, copo ou mamadeira). 

Coloquem uma ponta da sonda no recipiente e a outra deve ser presa ao seio, com sua extremidade perto do mamilo (pode usar um esparadrapo, micropore para tal). A ponta que fica no peito tem que ficar bem na auréola. 

Tentem colocar o recipiente com o leite num local próximo e acima do nivel do peito, para que a ação da gravidade facilite o fluxo do leite, e de preferencia numa superfície firme para evitar que caia no chão. Nas primeiras tentativas vale a pena pedir ajuda de outra pessoa que segure o recipiente com o leite. 

É possível cortar a sonda em pedaços menores (10 cm) quando já estiver habituada, deixando a mamadeira mais próxima do peito. 





3) Iniciando: 

Ponham o bebê no seio para mamar. A criança sugará o mamilo e a sonda ao mesmo tempo e, à medida que se alimenta, também estimula a produção do leite materno. A altura em que é colocado o leite e a força de sucção da criança determinam a velocidade de ingestão. O fluxo é controlado ao se dobrar um pouco a sonda. 
Desse modo o bebê comeca a associar o peito com alimento (evitando ou restringindo o uso da mamadeira que pode levar à um desmame precoce por confusão de bicos ou por desinteresse do bebê no peito pela facilidade de fluxo de leite que existe na mamadeira). 

Se o bebê estiver recusando o seio, pingue leite sobre o seio para que ele queira sugar. 




4) Quanto tempo preciso usar esse sistema? 

O tempo para que a produção de leite pela mãe aumente é de no mínimo uma semana, requer paciência e persistência para se obter sucesso. O leite ministrado pela sonda é o que a criança estava usando e, na medida do aumento de produção pela mãe, este é restringido progressivamente. 

5) Que mais posso fazer para aumentar minha produção de leite? 

- A sucção do bebê é a mais poderosa que existe, então amamente em livre demanda, mesmo sem a sonda, sempre que puder. 

- Utilizem uma bomba elétrica de boa qualidade e expresse seu leite também sempre que possível. A ordenha manual bem feita é igualmente eficiente. 

- Descarte o uso de qualquer bico artificial: mamadeira (o objetivo dessa técnica é também restringir seu uso até eliminar totalmente), e não ofereça chupetas ao seu bebê. 

- Carrege seu bebê num sling, sempre que possível. Sentir o cheiro da mamãe acalma o bebê e o incentiva a sugar. 

- Descanse quando puder, tire sonecas quando o bebê também o fizer. Durma perto de seu bebê (tomando precauções para prática da cama compartilhada). Pesquisas mostram que cama familiar pode ajudar no estabelecimento da amamentação. 



Aqui vai um link com orientacoes para a pratica segura da cama compartilhada:







Esse e o sistema de relactacao da Medela (SNS). Pode ser adquirido pela internet, e mais caro, mas tambem mais pratico de utilizar: 




E aqui tambem vai um video que exemplifica como se monta um kit de relactacao: 









Boa sorte e que voces tenham uma otima experiencia com a amamentacao, independente de contratempos que possam ter ocorrido.








2 comentários:

Rose Oliveira disse...

nossa que interessante! Não fazia idéia da existência dessa técnica!!

Anônimo disse...

e se o bebê estiver rejeitando o seio? posso fazer a relactação?

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nota

A maioria ds textos e imagens são retirados da intenet
Em cada post é citado o endereço de onde foi retirado
As imagens são do google

caso alguem seja dono do texto ou imagem e se sinta ofendido, entre em contato comigo que eu colocarei dos devidos créditos a imagem ou ao texto ou retirarei do blog

adrisantos_santos@hotmail.com

obrigada