Pesquisar este blog

Amamentação prolongada

Amamentar uma criança de mais de 1 ano, que já anda, é uma coisa normal, saudável e absolutamente comum em várias partes do mundo. No Ocidente, porém, a prática costuma enfrentar alguma oposição, e é provável que você tenha de aturar o olhar enviesado de amigos, familiares e até de pessoas que você nem conhece.

Os benefícios emocionais e físicos da amamentação prolongada são muitos, por isso não deixe que
a pressão dos outros para você parar de dar de mamar saia ganhando. Pense bem no assunto, pese os prós e os contras e só pare de dar o peito quando achar que chegou a hora, para você e para o seu filho.

Não existe hora certa de desmamar: a decisão deve ser tomada em conjunto com o pediatra, levando em conta a situação de cada criança e de cada família. São fatores a ser considerados: o desenvolvimento físico da criança, a facilidade de aceitar outros alimentos, a disponibilidade da mãe, por exemplo.

Por que é bom amamentar depois de 1 ano de idade

- Apesar de a criança já estar obtendo a maioria dos nutrientes de que precisa da comida, o leite materno ainda proporciona uma boa quantidade de calorias, vitaminas, enzimas e substâncias que elevam a imunidade. Estudos mostram que crianças de mais de 1 ano que mamam no peito ficam doentes com menos frequência que as que não são amamentadas.

- A amamentação oferece aconchego e segurança à criança. Em vez de ela ficar mais dependente de você, essa proximidade entre vocês dois a ajuda a conquistar uma maior independência, à medida que se sente mais segura de si, em termos emocionais.
Desmamar a criança antes da hora pode torná-la mais apegada, justamente o contrário do que seria de imaginar.

- Quando a criança fica doente, o leite materno é muito mais digerível que qualquer outro alimento, e é uma ótima forma de evitar a
desidratação em caso de vômitos e diarréia. E você ainda sente que está fazendo alguma coisa concreta para ajudá-la a melhorar. Uma das piores coisas de ver o filho doente é a sensação de impotência.

- Na hora de
viajar ou de sair de casa, é bem mais fácil não ter de carregar o leite nem ter de se preocupar em comprá-lo quando chegar. E o aconchego de mamar no peito é excelente para ajudar seu filho a se adaptar melhor a um ambiente estranho.

- Talvez você consiga passar mais tempo sem menstruar, livre de cólicas e da famigerada TPM. Mas não se esqueça de que não dá para confiar na amamentação como meio de evitar uma nova gravidez, principalmente quando a criança já tem mais de 6 meses, e já come outros alimentos. É melhor usar algum outro meio de contracepção, como o preservativo ou uma pílula adequada para o período da amamentação, se você não quer outro bebê agora.

- Desmamar seu filho no momento em que ele dá sinais de que está pronto é um processo mais natural, menos arbitrário. Dar de mamar no peito mesmo depois do primeiro aniversário era um hábito comum no mundo antes da invenção dos leites especiais e fórmulas infantis, e em algumas culturas continua sendo. Além disso, o Ministério da Saúde recomenda oficialmente que o aleitamento seja mantido até 2 anos de idade ou mais.

Por que pode ser difícil amamentar seu filho de mais de 1 ano

- Pessoas que consideram "estranho" dar de mamar a uma criança maiorzinha podem ser indiscretas e até fazer comentários grossos para você. Se você quiser evitar que isso aconteça, talvez tenha que acabar evitando amamentar em público. Não dá para evitar os olhares tortos quando seu filho levanta a sua blusa no meio do supermercado porque está com fome.

- Há pessoas que dizem que fica mais difícil desmamar a criança quando ela é mais velha. Crianças de 2 anos são bastante voluntariosas, portanto é difícil não levar em conta potenciais escândalos ou berreiros porque a mãe não quer dar o peito.

É claro que você vai conseguir desmamar seu filho quando quiser, mas, se for fazer isso, talvez tenha que apelar a truques como distraí-lo com outros lanchinhos ou com alguma atividade interessante na hora em que ele quiser mamar. O processo pode não ser tão simples, em especial quando a criança passa por alguma fase de estresse, como uma doença, o nascimento dos molares ou uma mudança na escola.

- Existe a possibilidade de a criança recorrer ao seio quando na verdade só está entediada, ou então quer chamar sua atenção. Você pode descobrir outras formas de interagir com seu filho. Nessa idade, as crianças estão loucas para explorar o mundo e precisam de muito estímulo para se desenvolver.

- Dar de mamar grávida é possível, mas para algumas mulheres pode ser física ou emocionalmente difícil.

Como amamentar por mais tempo sem estresse

- Se os comentários maldosos ou olhares tortos a incomodarem, você pode tentar dar de mamar em casa, antes de ir ao parquinho ou ao supermercado. Para algumas mães, o que funciona melhor é determinar horários para as mamadas no peito: de manhã cedinho, antes da soneca de depois do almoço ou na hora de dormir. No resto do tempo, a criança pode beber líquidos em um copo.

- Se você não está nem aí para os outros, aproveite e devolva na lata as perguntas indiscretas que lhe fizerem. "Ela ainda mama no peito?" "Mama." E ponto final. Ou, se alguém perguntar: "Você não vai parar de dar o peito para ele?", responda, por exemplo: "Vou sim, daqui a dez minutos, quando ele estiver satisfeito".

- Você pode criar uma palavra-código, um apelido bonitinho para mamar no peito. Assim vocês não vão chamar tanto a atenção se ele gritar pedindo o "peitinho" ou a "teta" no meio do restaurante.

- Se você está grávida e quer continuar amamentando, prepare-se para enfrentar a redução na sua produção de leite, causada pelas mudanças hormonais do organismo. Mas há mulheres que conseguem dar de mamar tanto ao recém-nascido quanto ao irmão mais velho. Você vai precisar de mais tempo e paciência. E capriche na
sua alimentação e no consumo de líquidos

3 comentários:

Juliana disse...

Já queria amamentar meu bebe depois de 1 aninho, agora lendo esse artgo , fiquei com mais certeza ainda! Adoro amamentá-lo e este momento nosso é de muitas trocas.Vou continuar enquanto estiver sendo bom pra mim e pra ele.O único problema que enfrento ultimamente é que ele ainda acorda de madrugada pra mamar e as vezes é cansativo.Mas, por amor me esforço e continuo amamentando!

Anônimo disse...

leila santana o meu bebe tem 2 ano e 7 mês e ele ainda mama eu tenho q fazer uma cirurgia e ñ sei como tira ele do peito eu amo da peito pro meu bebe e uma face maravilhosa

Marlene Napolle disse...

O meu filho tem 1 ano e 4 meses eu amamento, e é bem por ai mesmo as pessoas sempre falam... mas vou continuar até que ele não quiera mais...

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


Nota

A maioria ds textos e imagens são retirados da intenet
Em cada post é citado o endereço de onde foi retirado
As imagens são do google

caso alguem seja dono do texto ou imagem e se sinta ofendido, entre em contato comigo que eu colocarei dos devidos créditos a imagem ou ao texto ou retirarei do blog

adrisantos_santos@hotmail.com

obrigada