Pesquisar este blog

Dentição


Cada bebê assim que nasce possui, escondido sob as gengivas, a base de seus vinte dentes de leite. Na realidade, começaram a serem formados durante o sexto mês de gestação, buscando no sangue materno todos os sais (cálcio, fluor e fósforo) indispensáveis para a formação do esmalte e da dentina. Mas quando eles começarão a aparecer?
Em geral, os primeiros dentes apontam aproximadamente aos 6 meses, mas esta previsão varia de bebê para bebê. Alguns antecipam, outros atrasam, em geral um ou dois meses. Eis alguns sinais que antecedem o aparecimento dos primeiros dentinhos:

- Salivação abundante: é muito característico que os bebê "babem" de modo excessivo. O desconforto, a dor, ou a coceira provocados pelo estiramento das mucosas da gengiva provocam uma maior salivação. Tome cuidados especiais, secando constantemente a boca de seu bebê para evitar que a saliva irrite a pele do queixo e das bochechas.
- Gengivas inchadas: outro sinal muito característico, que geralmente provoca dor e incômodo. Pode-se notar embaixo das gengivas a marca do dente que está para nascer. O bebê se torna irritado, agitado, pode até perder o apetite e o sono habitual. Para aliviar o desconforto, passe uma gaze banhada em água fria, ou use uma pomada específica que você pode solicitar uma indicação ao pediatra. Evite dar ao seu filho alimentos ou bebidas quentes que aumentam a sensação de irritação.
- Vontade de morder: não confunda com fome ou agressividade o fato que seu filho pega tudo o que encontra e morde com tenacidade. É o modo que ele encontra para massagear suas gengivas, que tanto o incomodam. Compre brinquedinhos especiais de borracha, em gel ou que podem ser resfriados na geladeira.
- Febre e diarréia: muitas mães associam estes distúrbios ao fato que os dentes estão por nascer. Realmente, um pouco de febre ou uma diarréia imprevista podem ser causados pelo aparecimento dos dentes. Porém, preste atenção para não confundir estes sintomas como sendo pelo surgimento dos dentes com alguma doença mais séria.

Quando aparece o primeiro dentinho? O nascimento dos dentes tem um ritmo todo pessoal, que varia a cada bebê. Mesmo a cadência com que aparecem pode ser variável. Abaixo, temos uma tabela que mostra a periodicidade e a ordem em que eles aparecem:


Incisivos Centrais Inferiores
(6° ao 8° mês)

Incisivos Centrais Superiores
(7° ao 9° mês)

Incisivos Laterais Superiores
(8° ao 10° mês)

Incisivos Laterais
 Inferiores
(10° ao 12° mês)

Primeiros Molares
(12° ao 18° mês)

Caninos
(18° ao 24° mês)

Segundos Molares
(24° ao 30° mês)

Primeiros Dentes
Permanentes
(entre o 6° ao 9° ano)
Por volta dos dois anos e meio, o bebê apresentará todos os seus dentes de leite. Dos 3 aos 6 anos, eles se estabilizam, e dos 6 aos 9 anos tem início a troca dos dentes permanentes.

Os controles com o dentista: assim que a dentição de seu filho iniciar a nascer, mantenha um controle costumeiro, para verificar se respeitam as posições corretas (incisivos centrais, incisivos laterais, primeiros molares, caninos e segundos molares). Quando seu filho completar todos os dentes de leite, é hora de consultar um dentista, e a partir de então manter consultas de forma rotineira .

0 comentários:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nota

A maioria ds textos e imagens são retirados da intenet
Em cada post é citado o endereço de onde foi retirado
As imagens são do google

caso alguem seja dono do texto ou imagem e se sinta ofendido, entre em contato comigo que eu colocarei dos devidos créditos a imagem ou ao texto ou retirarei do blog

adrisantos_santos@hotmail.com

obrigada