Relactação, ou translactação, é um método de iniciar ou reiniciar a produção de leite da mãe biológica ou adotiva. É usado principalmente pelas mães que não puderam amamentar nos primeiros dias de vida.
Relactação, ou translactação, pode ser utilizada por mães adotivas para estimular a produção de leite possibilitando que os bebês adotados tenha a oportunidade de contato, fortalecendo o vínculo entre a mãe e o bebê. Com a sucção do bebê no peito da mãe poderá ocorrer a produção de leite possibilitando que mães adotivas possam amamentar.
Como funciona
O método consiste em estimular a produção de leite materno. O bebê sugará ao mesmo tempo o seio da mãe e a sonda, que está ligada a um recipiente contendo leite materno ou artificial, e à medida que se alimenta, também estimulará a produção de leite através da sucção. Desse modo, a criança começa a associar o peito com alimento, evitando assim, o uso da mamadeira, que pode levar a um desmame precoce por confusão de bicos ou por desinteresse do bebê pelo peito pela facilidade de fluxo de leite na mamadeira.
O leite preferencialmente utilizado é o materno, extraído através da ordenha manual ou do uso de bamba manual ou elétrica, pode-se também utilizar uma fórmula artificial, específica para bebês, avaliada e prescrita pelo pediatra.
Use a relactação para alimentar seu bebê frequentemente e ofereça o seio sem sonda também, em livre demanda. Descarte o uso de qualquer bico artificial. Aumente o contato corporal com o bebê, carregando-o num sling.
O envolvimento da mãe e sua disponibilidade de tempo nesse processo são essenciais, especialmente em casos em que o bebê já estava se alimentando por meio de mamadeiras, que podem dificultar a aceitação do peito.
Uma boa sugestão é adquirir o Mama Tutti, que é um recipiente fabricado especificamente para este fim, tornado este processo muito mais prático.
Mães de prematuros, ou que por algum motivo não puderam amamentar, podem dessa forma, aumentar a produção de leite pela relactação.
Pode-se substituir completamente a mamadeira pela sonda.
0 comentários:
Postar um comentário