Pesquisar este blog

Ignorar o choro dos bebês por 2 minutos causa angústias e estresse


Estudos mostram que ignorar o choro dos bebês por somente 2 minutos já é suficiente para trazer angústias e estresse

Por Fiona Macrae

Estresse: bebês deprivados de atenção se tornam angustiados e ansiosos, conforme nova  pesquisa canadense.     

Eles talvez nem sejam capazes de sentarem sozinhos por si só. Mas, bebês de 6 meses já se tornam estressados se não ganham a atenção que sentem que merecem.

Níveis do hormônio do estresse cortisol se elevam drasticamente quando eles não são atendidos por suas mães, e mesmo um dia depois desse evento ainda estão preocupados se a mesmo episódio de não ser consolado se repetirá.

Um bebê que é deprivado do amor de sua mãe por somente dois minutos fica então angustiado se sera ignorado novamente no dia seguinte, conforme o estudo.

Especialistas em desenvolvimento infantil confirmam que episódios repetidos de estresse podem ter um efeito gigantesco na saúde da criança e no seu percurso de vida.

Para investigar se bebês de 6 meses são capazes de antecipar o problema, os pesquisadores canadenses convidaram 30 mães e seus bebês em seus laboratórios e os dividiram em 2 grupos. Bebês foram colocados na cadeirinha do carro e suas mães interagiram com eles e conversaram com eles como normalmente o fazem.

A interação foi então entremeada com períodos de 2 minutos em que a mãe simplesmente fixava seu olhar sobre a cabeça do bebê, sem demonstrar emoção alguma em seu rosto.

No dia seguinte as mães levaram seus bebês novamente ao laboratório. Níveis de cortisol foram medidos várias vezes em ambos os dias. As quantidades de cortisol aumentaram drasticamente quando os bebês foram ignorados. Então os níveis baixaram, mas aumentaram novamente quando os bebês foram levados novamente ao laboratório, apesar de não terem sido ignorados no segundo dia.

O segundo grupo de bebês passou pelo menos processo, mas não foram ignorados nenhuma vez por suas mães, e seus níveis de hormônios cortisol foram meramente modificados.

Os resultados sugerem que o ato de levarem os bebês de volta ao laboratório, o ambiente em que foram ignorados por 2 minutos, levou os bebês a anteciparem que seriam ignorados novamente.

O pesquisador Dr David Haley, da Universitdade de Toronto, diz: 'Os resultados sugerem que os bebês humanos tem a capacidade de produzir uma resposta de estresse preventiva que é baseada nas expectativas de como seus pais lhe tratarão num contexto específico.'

Dr. Jay Belsky, da Universidade de Londres diz que alguns fatores como depressão podem afetar a relação da mãe com seu bebê e elevar drasticamente os níveis de cortisol repetidas vezes. Isso poderia abaixar o sistema inume do bebê, enquanto que os problemas na criação desse bebê podem também afetar negativamente a maneira que ele criará seus filhos no futuro.
http://www.dailymail.co.uk/health/article-1305892/Six-month-old-babies-stressed-ignored-minutes-mothers.html

0 comentários:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


Nota

A maioria ds textos e imagens são retirados da intenet
Em cada post é citado o endereço de onde foi retirado
As imagens são do google

caso alguem seja dono do texto ou imagem e se sinta ofendido, entre em contato comigo que eu colocarei dos devidos créditos a imagem ou ao texto ou retirarei do blog

adrisantos_santos@hotmail.com

obrigada