Pesquisar este blog

Alimentação - 9 a 12 meses


 

Querendo ser independente

O leite materno ou a fórmula infantil ainda são uma importante parte da nutrição da criança. Contudo, até o fim do primeiro ano de vida, os alimentos sólidos passarão a ser uma parcela mais significativa da dieta do seu filho
(que fará refeições no almoço e no jantar, fora as mamadas da manhã e da noite e os lanchinhos com fruta no meio da manhã e da tarde). Nessa fase, ele já consegue engolir melhor os alimentos, tem mais dentes (na maioria das vezes) e não conta mais com aquele reflexo de pôr a língua para fora.


Outra grande diferença é na habilidade de se alimentar sozinho. Aos 9 meses, os bebês já tentam usar a colher, embora sem muito sucesso. Mas isso vai rapidamente mudar, e aos 10 meses seu filho por vezes conseguirá acertar a colher na boca. Auxilie o desenvolvimento dele ao deixá-lo "ajudar" você a segurar a colher.

Dá para mastigar direito?

Embora os dentes molares só apareçam entre 1 ano e meio e 2, você provavelmente vai se surpreender com a habilidade do bebê para mastigar comida com a gengiva. Pode ser que ele demonstre adorar ficar chupando alimentos mais duros, mas fique sempre atenta ao momento em que eles acabam dissolvendo, para a criança não engasgar. Tenha também cuidado com alimentos pequenos e redondos como uvas, que devem ser oferecidas um pouco mais tarde.

Você pode experimentar dar ao seu filho um bife para chupar, um biscoito, pão italiano e outros alimentos mais sólidos para ele massagear a gengiva e ao mesmo tempo desenvolver a independência. Fique por perto para ele não engasgar se algum pedaço maior se soltar. Ele vai gostar de manipular a comida sozinho.

Greve de fome

E não se desespere se um belo dia seu filho resolver fazer "greve" de comida. As crianças não se alimentam de maneira uniforme. Um dia comem bastante, outro dia não comem quase nada. Na hora da greve, procure não demonstrar muita ansiedade e não insista demais. Resista à tentação de fazer aviãozinho, chantagem, teatrinho etc. A criança provavelmente vai compensar aquele dia e sua saúde não vai ficar prejudicada.

1 comentários:

Projeto Pequenos Guerreiros disse...

Adorei seu blog! ;D
Bjs.
Monica
http://peqguerreiros.blogspot.com/

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


Nota

A maioria ds textos e imagens são retirados da intenet
Em cada post é citado o endereço de onde foi retirado
As imagens são do google

caso alguem seja dono do texto ou imagem e se sinta ofendido, entre em contato comigo que eu colocarei dos devidos créditos a imagem ou ao texto ou retirarei do blog

adrisantos_santos@hotmail.com

obrigada