Pesquisar este blog

Segundo mês

Um dos grandes marcos desse período é o sorriso social. Indica que o desenvolvimento psíquico e afetivo da criança está indo bem.
É um fenômeno curioso, porque independe do olhar e da receptividade dos pais. Crianças cegas e surdas também têm esse sorriso. Além do sorriso, o bebê de 2 meses já consegue levantar o queixo, sinalizando que o controle da musculatura do pescoço está avançando. Tem também o reflexo de virar o rosto de lado se colocado de bruços quando acordado. Outros reflexos, como o de estender o corpo para trás se for subitamente levantado e o da marcha, começam a ser inibidos, porque o domínio sobre os movimentos aumenta. A visão – as duas retinas se fundem – permite ao bebê fixar e acompanhar objetos e pessoas. Ele enxerga a mãe de outro modo. Não apenas o contorno do rosto, como era antes. Vê detalhes, o nariz, a boca, os lábios. É capaz de reconhecer o pai, os avós, a babá. Nessa fase, é importante dar continuidade ao calendário de vacinas, orientado pelo pediatra. É que elas também dependem do desenvolvimento do bebê. Têm datas para ser ministradas porque o tecido que produz a imunidade do bebê, o linfóide, possui uma determinada velocidade de crescimento. Não adianta imunizar o bebê antes porque o organismo dele não vai conseguir responder à vacina.




Estímulos:
Levantar para que ele possa enxergar ao seu redor.
Colocar objetos próximos ao seu campo de visão; ele vai erguer a cabeça para enxergá-los.
Fazer soar uma campainha com ruído mais ou menos alto; ele vai tentar localizá-la.
Instalar móbiles no berço para ele acompanhar o movimento do brinquedo.

0 comentários:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nota

A maioria ds textos e imagens são retirados da intenet
Em cada post é citado o endereço de onde foi retirado
As imagens são do google

caso alguem seja dono do texto ou imagem e se sinta ofendido, entre em contato comigo que eu colocarei dos devidos créditos a imagem ou ao texto ou retirarei do blog

adrisantos_santos@hotmail.com

obrigada