Pesquisar este blog

Dúvidas sobre amamentação


TEMPO DA MAMADA  
- A mãe produz dois tipos de leite. Nos primeiros 10 minutos é o leite anterior , que tem mais água, e a função é matar a sede do bebê,
que não necessita de complemento de água. Nos segundos 10 minutos produz o leite posterior , que tem mais gordura e engorda o bebê. (em casos de bebês prematuros, ou que nascem muito pequenos, recomenda-se tirar o leite anterior e dar o peito em seguida, para ganhar peso. Indicado também para alguns bebês também não conseguem abocanhar o mamilo a acabam não conseguindo ganhar peso.

- 2/3 do leite está sendo produzido enquanto o bebê mama, e a digestão do leite demora por volta de 1:30 hs. Sendo assim o intervalo entre as mamadas pode ser desde 1:30 h até 4, 5 hs.


- Tentar "enrolar" um pouco a criança para tentar dar de 2 a 4 hs de intervalo, depois da fase de bebezinho. Dar para o pai segurar para o bebê não sentir o cheiro do leite da mãe.
- Quanto mais o bebê sugar, mais leite será produzido. A mama aumenta segundo a produção.
- Amamentar sempre que a criança pedir, sem um horário pré estabelecido os intervalos podem ser inicialmente de 1 a 2 hs, mas com o tempo a maioria dos bebês, sugando cada mama por 10 a 15 minutos, ingere uma quantidade de leite suficiente para esperar de 3 a 4 hs até a próxima mamada. Não se deve acordar o bebê para mamar, a não ser que seja por orientação médica. Deve-se despertar o bebê para mamar caso ele ultrapasse 41/2 horas no 1º mês de vida, buscando um crescimento adequado da criança e portanto a preservação do aleitamento e um ganho de peso adequado nessa fase.
- recém nascido as vezes tem uma capacidade limitada de sucção: depois de alguns minutos se cansa e adormece. Como o leite materno é facilmente assimilado, logo a criança estará com fome. Isso nada tema ver com a crença que o leite é fraco ou não está sustentando. É importante amamentar o bebê sempre que ele chorar de fome. Quando a criança está 'desregulada', ela está seguindo seu próprio ritmo, e isso é bom. As primeiras mamadas são mais rápidas, aumentando-se gradativamente o tempo que o bebê fica no seio, e adaptando também lentamente os mamilos à sucção.
- Verificar o tempo que o bebê mama com disposição. Esse tempo dividido pelo meio, é o tempo que o bebê deve ser deixado no primeiro seio. No segundo seio ele poderá ficar um tempo maior se desejar. Assim se garante o esvaziamento das 2 mamas. Geralmente esse tempo dura 10 minutos.

RETIRAR O BEBÊ DO PEITO:- Não puxar o bebê do peito pois isso pode machucar o mamilo. Colocar o dedo mínimo na boca do bebê e pressione levemente, isso o fará soltar naturalmente o peito.
- Não se deve limpar o mamilo após cada mamada, pois a saliva do bebê tem um efeito cicatrizante sobre possíveis rachaduras. Deixar que sequem naturalmente.

- Após cada mamada, passar na cavidade bucal do recém nascido uma gaze umedecida em água fervida ou soro fisiológico. Se houver regurgitação, recomenda-se o mesmo.

QUANTIDADE DE LEITE:- A quantidade de leite produzida pode variar de um dia para outro, então pode haver uma diminuição temporária do mesmo. Nesse caso dar mamadas mais curtas porém mais freqüentes, a intervalos menores, pois a sucção é fundamental para a produção do leite.
- O bebê amamentado no seio não precisa de água ou chá no intervalo das mamadas. O leite contém água suficiente para o bebê, assim como todos os demais nutrientes. A menos que seja por recomendação médica, o bebê não precisa de outro alimento até os 6 meses de idade.
- Um bebê mama por volta de 100 ml por quilo de peso a cada dia. Um recém nascido de 3,5 kg, mama 350 ml,o equivalente a uma lata de refrigerante.
- Na próxima mamada, iniciar sempre pelo último seio oferecido na mamada anterior, para permitir uma melhor produção de leite pelas mamas

 
ARROTO 
- É natural e ocorre dentro de 1 a 10 minutos, embora algumas crianças demorem mais. A posição para o bebê normalmente é em pé, de barriga apoiada no peito da mãe. Esperar 10 minutos normalmente é suficiente quando a mãe tiver dúvida, 
- Estimular o bebê para arrotar, trará benefícios na prevenção de cólicas. 

2 comentários:

JACQUELINE disse...

PARABÉNS, SEU BLOG É ÓTIMO...ADOREI...UM GRANDE BEIJO.

Adri Santos disse...

Obrigada Jacque

bjs

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


Nota

A maioria ds textos e imagens são retirados da intenet
Em cada post é citado o endereço de onde foi retirado
As imagens são do google

caso alguem seja dono do texto ou imagem e se sinta ofendido, entre em contato comigo que eu colocarei dos devidos créditos a imagem ou ao texto ou retirarei do blog

adrisantos_santos@hotmail.com

obrigada