Pesquisar este blog

Meu bebê tão pequeno e já é brabo?

Meu filho é bem pequeno mas já parece bravo. É possível que isso seja assim mesmo?

Sim, é possível, embora não seja a mesma raiva que os adultos sentem. Antes dos 6 meses, as crianças não chegam a ter variações de humor, tendendo simplesmente a chorar por fome, sede, cansaço, desconforto (fralda molhada ou suja, frio ou calor) e dor.

Meu filho começou a engatinhar e mexer em tudo. Posso dar uma bronca para ele parar?


Neste momento, seu trabalho "educativo" consiste em manter seu bebê seguro, acolhido e estimulado, já que disciplina de verdade -- daquele tipo que ensina lições e muda comportamentos -- só poderá ser aplicada mais no futuro. A realidade é que um bebê que engatinha pode até já ser grandinho para aprontar, mas não é de jeito nenhum maduro para diferenciar o certo do errado. Se você não quer que seu filho mexa naquilo, tire do alcance dele.

Verifique também se as tomadas estão cobertas com protetores, tire objetos perigosos do meio do caminho, veja se móveis pesados não podem cair se forem puxados e se a fiação elétrica está devidamente protegida. Assim você economiza
muitos "nãos" e, em vez de só ficar dando broncas, vai poder desfrutar mais da companhia do seu filho e se maravilhar com a fascinação dele pelo mundo ao redor.

Será que o desenvolvimento do meu filho é normal?

 

Lembre-se, cada bebê é de um jeito e atinge certos marcos de desenvolvimento físico no seu próprio ritmo. Os "padrões" são apenas referências de etapas que seu filho tem potencial para alcançar, se não agora, em pouco tempo.

Como evitar as cólicas


 
Na hora do choro, não faltam palpites. Algumas dicas são válidas para evitar o sofrimento do bebê. Confira as mais importantes.
 
 

Cólicas: Depois do terceiro mês, passa.

Depois do terceiro mês, passa. Até lá é preciso paciência e tranqüilidade






É fim de tarde e seu filho chora sem parar. E, como em todos os dias, no mesmo horário, você já checou a fralda, amamentou, agasalhou ou tirou o excesso de roupa...

Por Que o Leite Materno é Melhor ?


O leite humano é o melhor alimento que uma criança pode receber já que foi especialmente projetado para satisfazer às necessidades de sua espécie. O que o faz inigualável é o fato de que ele satisfaz os aspectos "Nutricionais-Vínculo-Estimulação-Imunidade",infertilidade mais longos após o nascimento do que as que não amamentam.otite média aguda, bacteremia e alguns tipos de meningite entre outras.

· Vários estudos já demonstraram um efeito protetor do leite materno contra outras doenças que aparecem mais tarde na vida, tais como: asma,
diabetes tipo 1 e doenças auto-imunes.

· Para a mãe os benefícios são: diminuição do risco de
câncer de mama, aumento da auto-estima e fortalecimento do vínculo mãe-filho ao promover o contato pele a pele.

· Apresenta vantagens econômicas, já que amamentar é muito mais barato do que alimentar a criança com substitutos do leite materno. O custo do alimento extra que a mãe necessita para produzir leite é insignificante em comparação com o custo das fórmulas lácteas e a energia consumida para esquentar água, esterilizar mamadeiras, etc.

· Para a sociedade e Estado representa um importante benefício à saúde já que previne a aparição de numerosas doenças que necessitam de hospitalização e que representam um importante gasto para a comunidade.

· Além disto, os lactentes que se alimentam com leite de vaca encontram-se mais expostos a:

· Desidratações, já que necessitam utilizar mais água de seu corpo para formar urina do que os que se alimentam de leite materno.

· Apresentar baixos níveis de cálcio já que o excesso de fósforo do leite de vaca dificulta a absorção de cálcio.

· Diarréias, já que o tipo de flora intestinal que se forma quando se alimentam com leite de vaca não os protege tanto quanto a flora formada com o leite materno.

· A sofrer de anemia, já que o ferro do leite de vaca não é absorvido de forma tão eficiente quanto o leite materno. Além disto, o leite de vaca produz microhemorragias intestinais nos lactentes, o que também pode favorecer a aparição de anemia.

· Ao sofrer de
dermatite amoniacal (dermatite das fraldas), já que o excesso de proteínas do leite de vaca que é eliminado pela urina em forma de amoníaco pode produzir dermatite na zona genital.

Os fatores culturais e sociais geram alterações permanentes nos seres humanos que fazem com que o aleitamento materno não seja um comportamento predominantemente instintivo no ser humano. Por isto é possível e muito importante estimular, ajudar, e ensinar a mãe a amamentar melhor desde os primeiros meses da gravidez para que tanto ela quanto a criança possam gozar do benefício da amamentação.

Ajude o bebê a engatinhar


O desenvolvimento da força e do equilíbrio estabelce as bases para o gatinhar, por isso é importante fortalecer os músculos das costas e do pescoço do bebê.

Livre Demanda


Livre demanda é deixar o bebê mamar quando e quanto ele quiser, seja por fome, necessidade de sucção ou simplesmente saudade. Ele que determina quando quer mamar e quanto tempo quer mamar. Livre demanda é deixar o bebê no seio até ele ficar satisfeito e soltar o seio espontaneamente.

Fontanela: Cuidados com a Moleira


As moleiras do bebê são uma das preocupações dos pais logo quando o bebê nasce. As fontanelas, nome oficial das "moleiras", são aberturas no osso do crânio do bebê separadas por linhas também abertas, chamadas suturas.

Brincadeiras estimulantes para bebês de 6 a 12 meses

Nos últimos anos descobertas no campo da neurologia trouxeram a pais e educadores uma notícia excelente: ter um filho inteligente e auto-confiante não depende só de sorte ou herança genética. É possível desenvolver a inteligência e habilidades da criança através de estímulos em forma de brincadeiras.

8 Motivos para os pais levarem seus filhos ao pediadra


Com bebês, não dá para perder tempo. É bastante importante conhecer os sintomas que exigem atenção imediata e, diante deles, não hesitar em procurar um pediatra.

Bebês também precisam de podólogo


O choro frequente do bebê, muitas vezes, pode não estar associado a cólicas ou dor de ouvido, mas a uma unha encravada que inflamou.

Cólica de bebê


As cólicas podem ser ocasionadas por várias causas, além de fome, frio ou calor, o bebê pode sofrer de cólicas por conta da insegurança ou ansiedade dos seus pais. Acreditem, isso pode influenciar e também um ambiente agitado e confuso.

Será que o desenvolvimento do meu filho é normal?

 

Lembre-se, cada bebê é de um jeito e atinge certos marcos de desenvolvimento físico no seu próprio ritmo.

O bebê de 6 meses

Desenvolvimento do bebê de seis meses

Exercícios para desenvolver o cérebro bebê


Os exercícios ideais para desenvolver o cérebro do bebê são as brincadeiras com músicas que os estimulem a dançar.

A brincadeira que se sugere é muito simples. Invente rimas enquanto segura a mão do bebê e o deixa tocar em diferentes partes do seu corpo. Por exemplo, sempre que disser a parte do corpo coloque a mão do seu bebê sobre ela. Inverta o jogo e toque no seu bebê a medida que diz a parte do corpo que está tocando.
Entre os seis e os nove meses os bebês precisam de experiências táteis para fazer “crescer” o cérebro e desenvolver tanto o cérebro como o corpo.


Sexto Mês


O bebê começa a sentar com apoio de travesseiros e almofadas, porque tem o controle total da parte torácica e da bacia.

Como aliviar as cólicas


Como é impossível evitar as cólicas, o melhor é estar preparado para elas. Tenha em mente que as dores que o bebê sente são passageiras e significam amadurecimento do organismo. E os pais ajudam muito se ficarem tranqüilos e acolherem o pequeno. Colo, massagem e carinho são fundamentais nessa hora.
 

Mama Sutra






bjs mamys

O que um bebê de 6 meses consome

Listinha dos produtos que a Ana Clara usa e consome aos 6 meses

Considerações gerais sobre as modificações na composição


O leite materno nem sempre tem exatamente a mesma composição. Há algumas modificações importantes e normais. A composição do leite também apresenta pequenas variações com a alimentação da mãe, mas essas alterações raramente
têm algum significado. 

Colostro
Nos primeiros dias depois do parto as mamas secretam colostro. O colostro é amarelo e mais grosso que o leite maduro e é secretado apenas em pequenas quantidades. Mas isto é suficiente para uma criança normal e é exatamente
aquilo de que precisa para os primeiros dias.
Contém mais anticorpos e mais células brancas que o leite maduro. Dá a primeira “imunização” para proteger a criança contra a maior parte das bactérias e vírus. 
O colostro é também rico em fatores de crescimento que estimulam o intestino imaturo da criança a se desenvolver. O fator de crescimento prepara o intestino
para diferir e absorver o leite maduro e impede a absorção de proteínas não
digeridas. Se a criança recebe leite de vaca ou outro alimento antes de receber o colostro, estes alimentos podem lesar o intestino e causar alergias. 
O colostro é laxativo e auxilia a eliminação do mecônio (primeiras fezes muito escuras). Isto ajuda a evitar a icterícia. 

O colostro é exatamente o que o bebê precisa nos primeiros dias!


Leite Maduro
Em uma ou duas semanas, o leite aumenta em quantidade e muda seu aspecto e composição. Este é o leite maduro que contém todos os nutrientes que a criança precisa para crescer. O leite materno maduro parece mais ralo que o leite de vaca,
o que faz com que muitas mães pensem que seu leite é fraco. É importante esclarecer que esta aparência aguada é normal e que o leite materno fornece água suficiente, mesmo em climas muito quentes. 

Leite do começo e leite do fim
O leite materno é tão complexo e impossível de ser imitado, que sua composição muda até mesmo durante a mamada! 

Leite do Começo:
O leite do começo surge no início da mamada. Parece acinzentado e aguado.
É rico em proteína, lactose, vitaminas, minerais e água. 

Leite do Fim:
O leite que surge no final da mamada parece mais branco do que o leite do começo porque contém mais gordura. A gordura torna o leite do fim mais rico em energia. Fornece mais da metade da energia do leite materno. 
A criança precisa tanto do leite do começo quanto do fim para crescer e se desenvolver. É importante deixar que ela pare espontaneamente de mamar. A interrupção da mamada pode fazer com que receba pequena quantidade de leite do fim (e , consequentemente, menos gordura). 
Na época das amas de leite, essas mulheres eram obrigadas a alimentar primeiro
os filhos dos patrões e seus filhos recebiam apenas o leite do fim.
Conseqüentemente recebiam toda a gordura e muitas vezes eram castigadas
porque seus filhos cresciam mais que os filhos dos patrões! 

Resumos dos Principais Componentes Imunológicos do Leite Materno
 
    Componentes
    Mecanismo
    IgA Secretora
    Impermeabilização antisséptica das mucosas (digestiva, respiratória, urinária) 
    Lactoferrina 
    Ação Bacteriostática (retirada de ferro) 
    Lisozima 
    Ação bactericida (Lise das bactérias) 
    Macrófagos 
    Fagocitose (engloba as bactérias) 
     Fator bífido
     
    Lactobacilos – ácidos orgânicos: bactericida.  

O leite de vaca, também contém fatores imunológicos de ótima qualidade, mas
para o bezerro. Esses fatores só funcionam para a própria espécie, ou seja, não
vale de um animal para outro de espécie diferente. Contudo, alguns desses fatores até poderiam funcionar, mas eles são destruídos pela armazenagem e pela fervura do leite.

Os padrões de sono dos bebês


Novos brinquedos

Novos brinquedos que a Ana Clara gosta

Marcos do desenvolvimento: Separação e independência

Separação e independência

Quando será que seu filho vai entender onde você termina e ele começa? Ao nascer, a criança acha que é parte de você e não se enxerga como um ser único (eles nem se dão conta que as mãozinhas e pézinhos que vêem são os seus).

Criando vínculos com o seu bebê






A importância do toque

Esta declaração merece ser repetida: pegar e segurar o seu bebê no colo não vai mimá-lo. A importância do toque para um bebê não pode ser superestimada, um fato que agora é reconhecido como parte do processo de vínculo encorajado pelos médicos.

Papinhas Salgadas

Receitinhas

Ainda é tempo de mamar


Bebês de 4 a 8 meses

Ainda é tempo de mamar
O único alimento de que o bebê precisa nos primeiros seis meses de vida é o leite materno. Afinal, a amamentação é o meio mais eficaz de garantir todos os nutrientes necessários (proteínas, gorduras, açúcares, vitaminas e sais minerais) para o crescimento saudável da criança, além fortalecer o sistema imunológico, protegendo-a de doenças futuras.

Mas é chegada uma época em que há a necessidade de outros alimentos além do leite materno. Os novos sabores somente podem ser apresentados ao bebê quando ele completar seis meses, idade em que seu organismo está preparado para receber papinhas doces e salgadas. Porém, isso não significa que ele não pode mais mamar no peito. A partir de agora, a amamentação passa a ser um complemento alimentar e deve continuar até que ele complete dois anos ou mais.

A importância da amamentação após os seis meses

Engana-se quem pensa que os benefícios do leite materno só serão aproveitados até o bebê completar seis meses. Estudos comprovam que o alimento produzido pela mamãe continua oferecendo anticorpos, proteínas e enzimas para a criança, mesmo após o primeiro ano de vida, ajudando a fortalecer as defesas do organismo.

E não são somente as 150 substâncias diferentes presentes no leite materno que torna a amamentação essencial. O desenvolvimento saudável da mandíbula também depende dela. Ao sugar o seio, o bebê movimenta e exercita o osso da face, reduzindo assim o risco de apresentar problemas na arcada dentária.

Benefícios para a mamãe

Não são só os bebês que ganham com a amamentação. A mãe que amamenta também é beneficiada por esse ato. Além de ser econômico, já que é produzido pelo próprio corpo, e ajudar na perda de peso adquirido durante a gravidez, dar de mamar contribui para a saúde da mulher, reduzindo o risco de câncer de mama e ovário.

Quer dizer, mamãe que investe na amamentação prolongada não só intensifica o vínculo afetivo com o bebê como propicia a seu filho um desenvolvimento saudável. Desfrute desses benefícios

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nota

A maioria ds textos e imagens são retirados da intenet
Em cada post é citado o endereço de onde foi retirado
As imagens são do google

caso alguem seja dono do texto ou imagem e se sinta ofendido, entre em contato comigo que eu colocarei dos devidos créditos a imagem ou ao texto ou retirarei do blog

adrisantos_santos@hotmail.com

obrigada