Pesquisar este blog

O banho do bebê

Desde os primeiros dias de vida, é preciso dar banho todos os dias, além de se concentrar também na troca de fraldas e em manter a região genital bem limpa.

Você pode dar o banho a qualquer momento do dia. Se o seu filho toma o banho, mama, relaxa e dorme mais, prefira os horários ao entardecer e anoitecer. Se você dá o banho e ele desperta, o melhor período é da manhã até o começo da tarde.
Em tempos de muito calor, você deve dar, no máximo, 2 banhos ao dia. Mais do que isso pode afetar a pele sensível do bebê, diminuindo suas proteções naturais
No inverno, dê o banho nos horários mais quentes do dia, perto da hora do almoço e evite que ele esteja de estômago cheio. Mesmo no frio, a temperatura da água não pode estar muito quente, pois resseca a pele do bebê, além de correr o risco de queimaduras.


O que você precisa ter à mão na hora do banho:
• Os bebês precisam de produtos neutros e de fórmulas suaves, porque não irritam os olhos e a pele. O sabonete glicerinado líquido pode ser usado para lavar o corpinho e também para lavar a cabeça.
• Se a criança for muito cabeluda, use um xampu infantil em pouca quantidade e enxágue com água em abundância.
• Se for preciso usar pomadas ou cremes, esses devem ser recomendados pelo pediatra.
• Quando o bebê começar a engatinhar e brincar no chão, entrando em contato com a sujeira, você pode usar uma esponja macia para removê-la, passando-a delicadamente, sem esfregar, no corpinho da criança.
• Tenha sempre à mão algodão, gaze, hastes flexíveis e uma garrafa térmica com água filtrada morna, indispensáveis para a limpeza dos olhos, boca, nariz e ouvidos. Passe um hastes flexíveis, embebido em água morna, apenas nas extremidades das narinas e ouvidos. Use uma bola de algodão ou gaze úmida para a limpeza dos olhos e boca.
• Para cuidar dos cabelos, use escovas de cerdas macias ou pentes de ponta arredondada, que não machucam o couro cabeludo.
• Quando você estiver mais segura para banhar seu bebê ou quando ele já se senta sozinho na banheira, você pode usar brinquedos para distraí-lo, como bonecos que flutuam e livrinhos impermeáveis. Escolha aqueles que sejam mais adequados para a idade de seu filho, prestando atenção se não tem partes pequenas, ou que possam se desprender, ou até bordas cortantes.
• Outro item básico é a toalha. Para os bebês, a melhor opção são as toalhas com capuz. A principal vantagem é que você pode cobrir a cabeça, evitando que o bebê fique com frio. O tecido deve ser absorvente e suave para não irritar a pele.
Lembre-se: os produtos dos bebês devem ser utilizados exclusivamente por eles. Nada de permitir que o pentinho, a toalha ou o sabonete sejam usados pelo restante da família.

O bebê de 2 meses

Primeiros sorrisos de verdade
A partir daqui, tudo o que você fizer será recompensado com lindos sorrisos desdentados. Os primeiros sorrisos para valer certamente figuram entre as conquistas que mais tocam o coração dos pais. De certo modo, é a hora do retorno. Você troca fraldas, alimenta, dá banhos, beija e acaricia seu bebê sem grandes recompensas. Mas, de repente, acontece: seu filho sorri e você tem certeza de que não é coincidência. É um momento especial, mesmo que a noite anterior tenha sido dificílima.

Segundo mês

Um dos grandes marcos desse período é o sorriso social. Indica que o desenvolvimento psíquico e afetivo da criança está indo bem.
É um fenômeno curioso, porque independe do olhar e da receptividade dos pais. Crianças cegas e surdas também têm esse sorriso. Além do sorriso, o bebê de 2 meses já consegue levantar o queixo, sinalizando que o controle da musculatura do pescoço está avançando. Tem também o reflexo de virar o rosto de lado se colocado de bruços quando acordado. Outros reflexos, como o de estender o corpo para trás se for subitamente levantado e o da marcha, começam a ser inibidos, porque o domínio sobre os movimentos aumenta. A visão – as duas retinas se fundem – permite ao bebê fixar e acompanhar objetos e pessoas. Ele enxerga a mãe de outro modo. Não apenas o contorno do rosto, como era antes. Vê detalhes, o nariz, a boca, os lábios. É capaz de reconhecer o pai, os avós, a babá. Nessa fase, é importante dar continuidade ao calendário de vacinas, orientado pelo pediatra. É que elas também dependem do desenvolvimento do bebê. Têm datas para ser ministradas porque o tecido que produz a imunidade do bebê, o linfóide, possui uma determinada velocidade de crescimento. Não adianta imunizar o bebê antes porque o organismo dele não vai conseguir responder à vacina.

O que um bebê de 2 meses consome

Listinha dos produtos que a Ana Clara usa e consome aos 2 meses
Higiene:
Fralda Pampers New Baby tamanho RN
Fralda Turma da Monica tamanho RN
Fralda PomPom tamanho RN
Sabonete liquido Granado de glicerina
Sabonete barra Johnson's
Sabonete barra Huggies turma da Mônica Camomila
Lenço Umedecido Johnson's Hora do sono
Lenço Umedecido marca Carrefour
Talco Johnson's tradicional
Cotonetes
Higiapele
Óleo Johnson's tradicional
Hipoglós amendoas


Alimentação:
Leite materno
NAN 1


Brinquedos:
Mobile musical de pelucia

Acessórios:
Esgotadeira Lillo
Chupeta Lillo tradicional

Outros:
Espasmo Flatol
Soro fisiológico
Funchicorea
Alcool Gel
Lava roupas OLA bebê

Tabela dos marcos do desenvolvimento: 1 a 6 meses

Alimentação - 0 a 6 meses

 



Leite materno (ou fórmula infantil) é tudo o que seu filho precisa

A Organização Mundial da Saúde e o Ministério da Saúde recomendam o aleitamento materno exclusivo até os 6 meses de idade. Depois dessa fase, o leite materno sozinho não contém todos os nutrientes necessários, especialmente o ferro, por isso outros alimentos devem ser introduzidos. alergias a certas comidas. Isso é ainda mais importante no caso de um histórico familiar de alergias.

Caso você esteja se preparando para voltar ao trabalho e precise começar a variar a alimentação do bebê, converse com o pediatra primeiro, especialmente se seu filho nasceu prematuro. Se começar a dar novos alimentos ao seu filho antes dos 6 meses, tome cuidado com certas comidas, como ovos, queijos, laticínios, peixes e frutos do mar, alimentos com glúten -- a criança pode demonstrar alguma alergia ou sensibilidade. Alguns pediatras recomendam acrescentar uma gema à sopa do bebê, então só lembre de ferver o ovo por pelo menos cinco minutos antes de misturá-la.

Entre os sinais de que a criança está pronta para a introdução de novos alimentos estão fome após uma boa mamada, acordar no meio da noite depois de já ter chegado ao estágio de conseguir dormir a noite inteira, ganho de peso mais vagaroso e desinteresse dela pelo peito. Alguns bebês demonstram também curiosidade pela comida no seu prato e tentam pegar algum alimento e colocar na boca.

Fralda Pampers New Baby


LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nota

A maioria ds textos e imagens são retirados da intenet
Em cada post é citado o endereço de onde foi retirado
As imagens são do google

caso alguem seja dono do texto ou imagem e se sinta ofendido, entre em contato comigo que eu colocarei dos devidos créditos a imagem ou ao texto ou retirarei do blog

adrisantos_santos@hotmail.com

obrigada